Mato Grosso do Sul deve sediar um dos protestos “Congresso Inimigo do Povo”

Campo Grande adere a ato nacional e terá protesto pela taxação dos super-ricos e fim da escala 6×1
Mato Grosso do Sul deve sediar um dos protestos “Congresso Inimigo do Povo” / Foto: Helder Carvalho, Midiamax

Campo Grande será uma das capitais que irá aderir ao protesto nacional sob o tema “Congresso Inimigo do Povo”, na próxima quinta-feira (10), organizado por movimentos sociais. Outras capitais, como São Paulo, também devem aderir à mobilização. 

Na Capital de Mato Grosso do Sul, o foco será em temas como a taxação dos super ricos e contra a jornada 6×1, em que é preciso trabalhar seis dias para ter apenas um dia de descanso.

A mudança na carga horária de trabalho ganhou destaque no fim de 2024, no Congresso Nacional, com a visibilidade do VAT (Movimento Vida Além do Trabalho), que se discute a qualidade de vida do trabalhador.

Relembre: Trabalhadores fazem 2ª manifestação contra jornada 6×1 neste feriado em Campo Grande

O protesto em Campo Grande será realizado na entrada da Praça Ary Coelho, a partir das 18h, entre a Avenida Afonso Pena e a Rua 14 de Julho. Entre os organizadores do protesto, em Campo Grande, está o PT (Partido dos Trabalhadores). 

Briga do IOF
O Governo Federal adotou a narrativa que o Congresso Nacional legisla a favor dos super-ricos depois que os parlamentares derrubaram às pressas o decreto do IOF  (Imposto Sobre Operações Financeiras). 

‘Não tem outro caminho’, defende deputado Vander Loubet sobre judicialização do IOF
‘Piorou o diálogo’, avalia Rodolfo Nogueira sobre judicialização do IOF
O presidente Lula (PT) decidiu levar o assunto ao STF (Superior Tribunal Federal) depois que o Congresso Nacional teria desrespeitado o combinado e votou de “supetão” o projeto que prevê o aumento do imposto. 

A decisão acirra a disputa de narrativas entre Governo e Congresso Nacional. O presidente defende a medida como ajuste tributário para que os ricos paguem mais, enquanto o Parlamento vê o reajuste como aumento de imposto.