Campanha usa mulheres comuns para incentivar prática de esportes

A agência do governo da Inglaterra Sport England desenvolve, desde 1994, um trabalho contínuo para estimular a prática de esportes. Recentemente, a instituição percebeu um problema: o número de mulheres que praticam esporte ou alguma atividade física é muito menor que o dos homens - a diferença chega a dois milhões -, mas 75% de mulheres de 14 a 40 anos entrevistadas por pesquisas desenvovidas no país afirmaram que gostariam de se exercitar mais. A agência, então, foi atrás de descobrir a razão do impasse, e constatou que o medo de julgamentos está impedindo mulheres de praticar esportes.

Para contornar o problema, a Sport England lançou "This Girl Can" ("Esta Garota Pode"), uma campanha estrelada por mulheres comuns. São mulheres de todas as idades e tamanhos que correm, nadam, dançam e lutam extremamente satisfeitas com os exercícios. A ideia é deixar pra trás o modelo típico de mulheres no esporte, como atletas olímpicas, que apresentam físicos praticamente inatingíveis.

Na propaganda da ação, maquiagens e penteados intocáveis abrem espaço para gordurinhas balançando, celulites a vista e rímel escorrendo pelo rosto. Mensagens como "Eu faço atividade física porque amo o meu corpo, não porque o odeio" são ditas pelas mulheres e nada de retoques ou edições para "corrigir imperfeições". Tudo para mostrar que qualquer mulher pode fazer atividade física, sem medo de ser julgada.

"Eu quis produzir a primeira propaganda da história a celebrar a celulite", afirmou o diretor do comercial, Kim Gehrig, ao The Telegraph. "Você nunca vê campanhas assim. Elas não existem. As pessoas geralmente se dirigem às mulheres através da beleza ou da moda, é muito raro que se dirijam a elas como seres humanos."