Ação é oportunidade para pais atualizarem a carteirinha dos filhos.

Campanha de multivacinação aplica doses em crianças e adolescentes em shopping de Campo Grande

Os pais ou responsáveis que decidirem dar uma volta pelo shopping Norte Sul Plaza neste feriadão podem aproveitar a oportunidade para atualizar a carteirinha das crianças e adolescentes. A equipe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) montou um ponto de imunização no local nesta segunda (11) e terça-feira (12).

A ação tem como objetivo facilitar o acesso às doses por pessoas que, normalmente, estão trabalhando e irão aproveitar o feriado para passear com as crianças e comprar presente para elas. “Vamos aproveitar o movimento deste feriado e pedir para que os responsáveis por essas crianças estejam com a caderneta em mãos”, comenta o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.

A equipe estará entre 11h e 19h no shopping aplicando todas as doses disponíveis no calendário de imunização da criança e do adolescente. A ação é parte da campanha de atualização da caderneta deste público.

Assim como em todo o país, a cobertura do calendário de crianças está muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Dentre as doses com menor cobertura, está a VIP – Vacina Inativada, que protege contra a poliomielite, doença que provoca a paralisia infantil e não há registros de casos positivos há mais de 30 anos. Este imunizante está com cobertura de 82,7%, enquanto o preconizado pelo Ministério da Saúde é de 95%.

Quais vacinas estão disponíveis? BGC; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada); Poliomielite (VOP – atenuada); Rotavírus Humano G1P1; Pentavalente; Pneumocócica 10 valente; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral; Tetraviral; Hepatite A; DTP; Difiteria e Tétano (dT); HPV; Pneumocócica 3-valente; Varicela; Influenza; dTpa (apenas para gestantes).