Material inflamável pode ter sido causa das chamas que consumiram o veículo

Caminhão de recicláveis é destruído por incêndio na Avenida Ceará
Material inflamável pode ter sido causa das chamas que consumiram o veículo / Foto: Berlim Caldeirão

Um caminhão baú de uma empresa de reciclagem pegou fogo na Avenida Ceará, na manhã desta sexta-feira (9), em Campo Grande.

De acordo com informações apuradas no local, o motorista do caminhão, um homem de 36 anos que preferiu não se identificar, seguia pela Avenida Ceará no sentido da Avenida Coronel Antonino quando foi alertado por um motorista que trafegava ao lado do veículo de que havia fumaça saindo do caminhão.

Diante da situação, ele deixou a via principal, bastante movimentada, e entrou na Rua João de Oliveira Lima, onde parou imediatamente.

Ao descerem do caminhão e abrirem o baú, o motorista e um ajudante constataram que as chamas já estavam altas. Eles ainda tentaram conter o fogo com o extintor do próprio veículo. Funcionários de uma loja de móveis localizada nas proximidades também tentaram ajudar no combate inicial, mas não tiveram sucesso.

O caminhão transportava materiais altamente inflamáveis, como estopa, papel e outros itens recicláveis, o que fez com que o fogo se alastrasse rapidamente. O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou o combate às chamas por cerca de 30 a 40 minutos.

Ainda conforme os bombeiros, a principal hipótese para o incêndio é a ignição ou combustão espontânea do material transportado. O motorista relatou que alguns itens recicláveis podem reagir entre si, liberando gases e calor suficientes para provocar o fogo, mesmo sem a presença de uma fonte externa de ignição.

O baú do caminhão ficou completamente destruído, enquanto a cabine aparentemente não foi atingida pelas chamas.