Caminhão de coleta de recicláveis foi entregue a comunidade maracajuense

A Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente está trabalhando no Projeto de Coleta Seletiva desde o início do ano.

Com a participação do grupo de teatro da Ação Jovem, foi realizado nas escolas teatros e através da secretaria feitas palestras, com o objetivo de  preparar as futuras gerações, os trabalhos também foram levados a comunidade. Hoje Maracaju tem a Associação de Catadores denominada Recicla Maracaju, mas não consegue atender  a toda a cidade.

Segundo a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Renata Azambuja Silva Miranda Cruz, Maracaju produz mais lixo que a média nacional, que é de 1,2 quilos por habitante dia; Maracaju a média e de 1,5 quilos dia, totalizando cerca de 50 toneladas. “mas isso é possível de diminuir em pelo menos 50%, se todos se unirem, poder público e comunidade, hoje o poder público está fazendo sua parte, orientando ensinando e agora adquirindo um caminhão de coleta de recicláveis , que a princípio estará atendendo a dois bairros e pretendemos até o final do ano cobrir toda a cidade”, Disse a secretária; na solenidade de entrega do caminhão de coleta de recicláveis  que contou com a presença dos vereadores e secretários.

Todo o material colhido será entregue na Associação de Catadores que farão a separação do material, e o valor arrecadado será revertido entre os catadores e parte ficará em um fundo da própria associação ara eventuais despesas.

Maria Lucia Presidente da Associação disse que esse caminhão é sem dúvida um grande presente, não tem como atender toda a cidade empurrando um carinho, agora com o caminhão o trabalho vai fluir muito mais e a renda também. Só podemos agradecer o prefeito por essa conquista, quem vive disso e anda o dia inteiro debaixo do sol ou da chuva, sabe dar a importância a esse presente”. Disse a presidente.

O caminhão foi adquirido com recursos próprio do município através da cobrança  que é feito da coleta do lixo doméstico, o que segundo o presidente da câmara vereador Helio Albarello é uma resposta para a sociedade da seriedade da atual admnisitração, “ Hoje está fácil buscar recursos para Maracaju pela seriedade do prefeito Maurílio, a entrega desse caminhão é uma prova disso, o dinheiro que vem em emenda sou impostos é aplicado e mostrado para a população, este caminhão  vai atender uma classe de trabalhadores que também tem meu respeito” Disse Helio.

O prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que está fazendo aquilo pelo que foi eleito, “trabalhar pelas pessoas, atender a coletividade e respeitar o ser humano, temos metas e parcerias, nossos parceiros são sérios e acreditam no nosso trabalho, que são as pessoas, qualificar, dar condições de trabalho, e vamos junto com a associação trabalhar para melhorar Maracaju, todos ganhamos”.

Caminhão de coleta de recicláveis foi entregue a comunidade maracajuense
Caminhão de coleta de recicláveis foi entregue a comunidade maracajuense