A previsão de geada acaba trazendo ainda mais preocupações para quem enfrenta o dia-a-dia nas ruas de Dourados. Esta é a situação de Maurício, 29, há pelo menos dois meses.
As pessoas em situação de rua começaram a se organizar para tentar se proteger do frio intenso previsto para esta semana em Dourados. Em frente ao Terminal Rodoviário Renato Lemes Soares, alguns deles relatam busca por mais cobertores e no apoio entre os próprios pares na cidade.
As temperaturas devem cair de maneira brusca nos próximos dias. De acordo com o CPTEC/INPE (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o frio pode chegar a mínima de 9°C amanhã (28), 0°C na quinta-feira (29) e até -3°C na noite de sexta-feira (30).
A previsão de geada acaba trazendo ainda mais preocupações para quem enfrenta o dia-a-dia nas ruas de Dourados. Esta é a situação de Maurício, 29, há pelo menos dois meses.
Ele contou ao Dourados News nesta terça-feira (27) sobre esta preparação para noites de frio intenso. “A gente se vira né. Tenta encontrar um lugar melhor, arrumar mais cobertores”, disse.
Maurício explicou ainda que é pai de uma menina que está em Caarapó e principalmente por este motivo está em busca de um emprego que possibilite segurança financeira. Porém, sua preocupação imediata é com a própria sobrevivência.
“Eu estou pensando no que vou fazer. Ainda não sei. O negócio vai ser apelar para o Centro POP [Centro de Referência Especializado à População em Situação de Rua] e tentar ficar uns dias até passar esse frio. Mas para esta noite eu não sei o que vou fazer. Tenho um cobertor, mas vou ver se pego mais na igreja”, Maurício.
Com as baixas temperaturas, principalmente durante a madrugada, o risco é de que estas pessoas sofram de hipotermia, quando a temperatura do corpo fica abaixo de 35°C resultado da permanência prolongada em ambientes gelados.
Quando a temperatura corporal cai mais de 4°C, a pessoa começa a apresentar dificuldade para respirar, segundo os protocolos de intervenção elencados em cartilha do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).











Olá, deixe seu comentário!Logar-se!