Ministérios terão 30 dias para responder perguntas

CÂMARA COBRA GOVERNO SOBRE AVIÃO COM COCAÍNA
Avião da FAB / Foto: Agência Força Aérea

O governo federal deverá prestar esclarecimentos à Câmara sobre o caso do sargento da FAB pego com 39 quilos de cocaína na Espanha. O PSOL e o PCdoB protocolaram, cada um, um requerimento para pedir explicações ao governo.

O pedido do PSOL apresenta 13 tópicos a serem respondido pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva.

O partido quer saber, por exemplo, qual a lista completa de militares na comitiva, detalhes sobre a aeronave, o histórico de viagens do sargento pela FAB e o inventário de carga do avião.

Também pergunta sobre o procedimento de checagem dos tripulantes, se o sargento responde a outros processos e qual o poder de Jair Bolsonaro sobre a escolha das escalas.

Já o documento do deputado Marcio Jerry, do PCdoB do Maranhão, com cinco itens, indaga ao Gabinete de Segurança Institucional (GSI) há quanto tempo o sargento integra o Grupo de Transporte Especial da FAB e quem o indicou para integrar o grupo percussor da viagem presidencial ao Japão.

Cabe a Rodrigo Maia, obrigatoriamente, encaminhar os requerimentos aos ministérios, que terão 30 dias a partido do recebimento para enviar as respostas à Câmara.