Bloqueio atmosférico pode evitar novas chuvas, favorecendo o aumento da temperatura que pode chegar a 37°C no estado.

Calor intenso e pouca chuva devem marcar o final de semana em MS
Chuva deve persistir nos próximos dias. / Foto: André de Abreu

O final de semana em Mato Grosso do Sul deve ser novamente de calor intenso pelos próximos três dias, contando a partir desta sexta-feira (4), mesmo que ainda existam chances de pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento.

Segundo o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a baixa probabilidade de chuvas nos próximos dias está atrelada ao fato de uma convergência de umidade em baixos níveis e deslocamento de cavados.

O bloqueio atmosférico fica ainda mais forte no sábado e domingo, onde a previsão indica tempo firme com variação de nebulosidade, favorecendo assim o tempo quente e seco.

"Devido à combinação de calor e umidade não se descarta pancadas de chuvas com tempestades em áreas isoladas. Esta condição meteorológica é uma situação típica de verão, onde chove em uma cidade ou bairro e na cidade e bairro vizinho não passa de um aumento de nuvens", diz a meteorologia.

No decorrer do final de semana, as temperaturas máximas estarão em elevação, são esperados valores de até 36°C, principalmente na região pantaneira.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) até emitiu um alerta para esta sexta-feira para potenciais tempestades em algumas cidades do estado. 

O tempo pode vir a mudar e a chuva pode atingir até 50 milímetros ao dia, os ventos podem chegar aos 60 km/h e também pode acontecer queda de granizo.