A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.

Calendário da vacinação contra aftosa será invertido em Mato Grosso do Sul
Primeira etapa começa no mês de maio. / Foto: Semagro/Divulgação

O calendário de vacinação contra a aftosa, conforme orientação do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), seguirá com as etapas invertidas no Mato Grosso do Sul. Segundo as informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), a vacinação também deve ocorrer dessa forma na Bahia, Distrito Federal, Espirito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo e Tocantins, integrantes do Bloco IV do PNEFA.

A primeira etapa deve ser realizada em meio deste ano, com animais jovens de até 24 meses, enquanto a segunda etapa acontece em novembro, destinada aos animais de todas as idades. Já no Pantanal, a campanha permanece inalterada e os optantes do mês de maio vacinam 100% do rebanho e optantes de novembro vacinam 100%.

De acordo com informações da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), durante a última campanha, o índice de vacinação alcançou a marca de 99,62% de animais previstos para a etapa. No total, foram vacinados 9.119.303 animais, entre bovinos e bubalinos. Além disso, o último foco de Febre Aftosa identificado no estado ocorreu no ano de 2006, e desde 2018 todo o território do país é reconhecido internacionalmente como livre da febre aftosa (zonas com e sem vacinação).

A meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026.