Ministra disse que pleito é antigo.

Cachaça é reconhecida na Argentina e Tereza Cristina comemora
Ministra participou de live do presidente da República, Jair Bolsonaro. / Foto: Divulgação

A ministra da Agricultura Tereza Cristina (DEM) comemora o reconhecimento do termo cachaça como símbolo brasileiro na Argentina. Em viagem oficial do governo brasileiro a Buenos Aires, a ministra declarou que dos 19 assuntos, que estavam na pauta agropecuária entre os dois países, o Brasil já cedeu em nove e a Argentina em quatro.

“Eles nos prometeram que nos próximos três ou quatro meses resolvem os outros problemas, como a exportação de tripa, de farinhas, a comida de PET, que é muito importante para os animais de estimação. Enfim, o Brasil começa agora uma nova era de integração e amizade realmente com a Argentina”, disse a ministra, em transmissão ao vivo pelas redes sociais ao lado do presidente Jair Bolsonaro e dos ministros Paulo Guedes (Economia ) e  Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Sobre a cachaça, a ministra disse que se trata de um pleito antigo. “É pequeno, é simbólico, mas mostra a boa vontade, a parceria que agora Brasil e Argentina têm para os vários temas de interesse comum”, disse a ministra, citando questões como a aduana integrada e a integração dos certificados sanitários.

Reunião Ampliada

De acordo com informações do site oficial do Governo federal, na Casa Rosada, sede do governo argentino, Tereza Cristina participou de reunião ampliada entre as equipes dos dois presidentes. A ministra também esteve em reunião bilateral com o Secretário da Agroindústria da Argentina, Luis Etchevehere.

Segundo informou o presidente ao deixar a Casa Rosada, vinhos e produtos lácteos também estão na mesa de negociação. Brasil e Argentina se preparam para assinar em breve o acordo de comércio Mercosul- União Europeia. De acordo com Paulo Guedes, isso deverá ocorrer em Bruxelas, daqui a cerca de quatro semanas. A ministra Tereza Cristina deverá ir a Bélgica para participar dessas negociações que envolvem produtos agrícolas e industrializados, além de serviços.

Viagem à Ásia

Na participação da live do presidente Bolsonaro, a ministra também fez um resumo de sua viagem a quatro países da Ásia, no mês passado. “Pudemos ver o potencial que ainda temos para expandir as nossas exportações de carne, grãos e principalmente valor agregado. Temos uma janela de oportunidades enormes que a América do Sul pode suprir”, disse a ministra, lembrando o problema da Peste Suína Africana. Tereza Cristina também destacou que o Japão é um grande mercado para a carne e frutas brasileiras .

O presidente Bolsonaro disse que esteve recentemente em Petrolina, destacando o potencial fruticultor da região. “O que for possível que o governo ajude vocês  (para que) ampliem a exportação de frutas, estamos à disposição”

Homenagem

 
 

 
 
Antes da reunião, Tereza Cristina participou, com a comitiva brasileira, da Oferenda Floral, na praça San Martín. A cerimônia é realizada sempre que uma autoridade estrangeira visita a Argentina, como um ato de homenagem ao General José de San Martín, considerado o artífice da Independência do país e um dos libertadores da América.

A ministra embarca de volta para o Brasil na manhã desta sexta-feira (7). Além de Tereza Cristina, integram a comitiva brasileira os ministros Paulo Guedes (Economia), Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Marcos Pontes (Ciência) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional).