Um britânico que sofreu um acidente vascular cerebral durante visita ao seu cabeleireiro habitual recebeu uma indenização de mais de US$ 100 mil, segundo a imprensa, qualificando a sua experiência de "síndrome do salão de beleza".

Os médicos acreditam que Dave Tyler, de 45 anos, pode ter sofrido um derrame depois que uma artéria do seu pescoço foi lesionada ao ser reclinado para que lavassem seu cabelo, durante visita em 2011, noticiaram o "The Times" e o "Mail on Sunday".

Tyler desmaiou durante um encontro de trabalho dois dias depois de visitar o salão de beleza Headmasters de sua cidade, Brighton, no sul da Inglaterra.

O homem, pai de dois filhos, foi levado ao hospital, onde um médico lhe perguntou se havia cortado o cabelo recentemente, segundo as mesmas fontes. Os médicos acreditam que, como resultado do dano na artéria, formou-se um coágulo que resultou no derrame.

O salão de beleza aceitou indenizá-lo com 90 mil libras ( US$ 114 mil, 107 mil euros) depois que os advogados de Tyler alegaram que na ocasião poderiam ter protegido adequadamente o pescoço do seu cliente.

Tyler passou três meses no hospital, caminha com bengala e não pode dirigir porque sua vista fica nublada.

O salão Headmasters não quis comentar sobre a informação e direcionou a AFP à sede da empresa, uma cadeia de salões de beleza, mas não obteve resultados.

Segundo o "The Times", a literatura médica registrou outros casos desse fenômeno batizado como "síndrome do salão de beleza".