Homem tem mandado de prisão por 20 crimes, diz Senad.

Brasileiro líder de facção criminosa aliada ao PCC é preso em operação policial
Prisão de integrantes de facção pelo Senad. / Foto: Divulgação/Senad

José Renan Oliveira, conhecido como "Formiga", foi preso em operação da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai) após troca de informações com polícia brasileira. Ele é considerado perigoso líder de uma facção criminosa aliada ao PCC (Primeiro Comando da Capital), denominada "A Massa".

A prisão ocorreu após a Senad trocar informações com a PF e a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) para localizar Renan, que tinha mandado de prisão internacional por vinte crimes. Então, nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (15), os policiais arrombaram um prédio no Bairro Primeira, em Salto del Guairá, cidade paraguaia que fica a 20 quilômetros de Mundo Novo, Mato Grosso do Sul.

Renan foi localizado junto com dois comparsas: Sandro Ponte de Moraes e Rudney Nogueira. No local, eles negociavam o tráfico de armas e drogas para serem enviadas a integrantes do PCC no nordeste do Brasil.

Oliveira, com processo aberto por homicídio, é visto pelo CV (Comando Vermelho) como traidor por ter abandonado o referido esquema criminoso para ingressar em "A Massa", facção que tem afinidade com o PCC, rival declarado do Comando Vermelho.

Os detidos serão expulsos para o Brasil ainda hoje após todos os trâmites necessários.