Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que medida poderá ser tomada caso crise seja grande.

Brasil pode emitir moeda se houver desemprego em massa
Paulo Guedes, ministro da Economia, afirmou que Banco Central poderá imprimir dinheiro. / Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira (30), durante audiência pública no Congresso Nacional que o Brasil pode ter que imprimir moeda para reduzir os impactos de uma crise econômica que combine desemprego em massa, juros altos e inflação perto de zero.

“Se você cair em uma situação de desemprego em massa, de que inflação vai para 0% e juros colapsam existe a armadilha da liquidez tecnicamente. O BC (Banco Central) pode emitir moeda e pode sim comprar a dívida interna. Se a taxa de juros for muito baixa ninguém quer comprar título longo e aí pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário”, declarou o ministro.
 
Ainda de acordo com Guedes, antes da pandemia chegou ao Brasil, o país estava votando reformas que reestruturariam a economia, que eram vistas como emergenciais para que o país saísse da crise em que já estava.

“Agora, nós sabemos que o mundo espera que as reformas prossigam e que a gente tenha austeridade do ponto de vista de entender que em uma crise não pode faltar dinheiro para a saúde. Mas isso não pode virar uma farra eleitoral”, alertou. Isso não pode virar um oportunismo político”, pontuou o ministro da Economia.