O Observatório do Clima em uma conferência em Bonn, na Alemanha, tornou pública uma proposta da sociedade civil para que o Brasil limite suas emissões de gases de efeito estufa a 1 bilhão de toneladas de dióxido de carbono em 2030.

O documento chamado de INDC da Sociedade Civil, sugere a neutralidade de carbono no mundo até 2050, reduzindo assim o risco de mudanças climáticas graves.

Sobre o assunto o programa Revista Brasil entrevistou a integrante do WRI Brasil (World Resources Institute) e do Observatório do Clima, Viviane Romeiro.

Ela esclarece que observatório do clima é uma rede de 37 organizações não-governamentais que trabalham para o clima, questões de energia, meio ambiente e água.

Explica que na semana passada, durante a conferencia preparaória em Bonn, foram realizadas discussões para as negociações internacionais do novo acordo em Paris que vai ser finalizado durante a 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas.

Viviane, explica que a proposta apresentada é considerada uma ambiciosa, mas factível, e deve ser alcançada com medidas como o desmatamento zero, a implementação de 40% a mais de fontes energéticas renováveis como eólica e solar.

A meta significa uma redução de 35% em relação a emissão de gases que o Brasil realizou no ano de 2010.