A partida que decidirá se os brasileiros vão lutar pela medalha de ouro será nesta quinta-feira, com adversário ainda indefinido. Falta a definição de quem ficará na segunda posição do Grupo B. A Argentina lidera a chave com quatro pontos e enfrenta o Chile, vice-líder com três. Cuba, com dois pontos, ainda tem chances de ficar com a vaga, mas precisa vencer Porto Rico, já eliminado, e torcer por vitória argentina sobre os chilenos.

Do outro lado, o Brasil não teve muito trabalho para assegurar a liderança do Grupo A. Depois de aplicar 38 x 18 no Uruguai e 34 x 17 no Canadá, os brasileiros golearam também os dominicanos.

Com 10 gols de Chiuffa, artilheiro do jogo, nove de André, e seis de Raul e Lucas, a seleção brasileira fez impressionantes 30 x 7 na República Dominicana ainda na primeira metade da partida. Com a larga vantagem, os brasileiros tiraram o pé no segundo tempo e venceram a parcial por 18 x 11.

Em Toronto, o Brasil vai em busca do terceiro título nos Jogos Pan-Americanos. A seleção foi campeã em Santo Domingo 2003 e no Rio de Janeiro 2007. Na última edição, a equipe ficou com a prata, perdendo a final para a Argentina.

O clássico entre brasileiros e argentinos, por sinal, decidiu a medalha de ouro nas últimas três edições do Pan, o que pode se repetir no Canadá. Em sete edições do handebol no Pan, o Brasil nunca ficou fora do pódio.