Boneca da Estrela causa revolta nas redes sociais

Uma boneca negra que fazia parte da exposição Mail Art Cupcake Surpresa, parceria do Museu Brasileiro de Escultura (MuBe) e da Brinquedos Estrela, causou revolta nas redes sociais por suas conotações racistas.

A peça, intitulada de “Neguinha do Espanador” tem um nome bastante explicativo: a boneca é negra e porta um espanador em sua mão. Para a professora de história e ativista do movimento negro Luana Tolentino, a boneca “fere a dignidade das crianças negras, contribui para a negação do pertencimento racial e a baixa auto-estima delas”. Para a especialista, é um caso explícito de racismo.

De acordo com o MuBe, todas as bonecas foram pedidas brancas, para que os artistas ou aspirantes ao redor do mundo a costumizassem da forma que entendessem. A imagem foi popularizada por uma postagem da usuária do Thaty Meneses, que escreveu em seu Facebook:

"A legenda da boneca negra diz tudo: ela tem um espanador na mão. É assim que as crianças negras se vêem em todo lugar. Em pleno 2015, é assim que somos representados. Tem pouquíssimas bonecas negras e a maioria delas está estereotipada sim. Apenas uma delas está representada como algo não folclórico ou subserviente. Se não é a Estrela a responsável pela criação das caracterizações, ela é responsável pela curadoria da exposição e deveria saber que é inadmissível essa ‘neguinha do espanador’. Porque ninguém teve o input criativo de caracterizar uma das bonecas brancas como a loirinha do espanador?”