Bombeiros de Maracaju alertam para riscos de queimaduras em acidentes domésticos na época de frio e em festas juninas
Soldado Carneiro e Comanadante Major Congro. / Foto: Robertinho

Dia 06 de Junho é o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras e o 13º SGBM Independente de Maracaju dão dicas de prevenção.

Na segunda-feira (6) Dia Nacional de Luta Contra a Queimadura, uma campanha de orientação foi lançada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Mato Grosso do Sul. A ação busca conscientizar a população para os riscos e dar dicas de prevenção para evitar esses acidentes.

Um levantamento realizado pelo Corpo de Bombeiros aqui de Maracaju contabilizou cerca 13 atendimentos a vítimas de queimaduras em 2015, de acordo com o Comandante Major Congro e frisou “Além do atendimento às vítimas também trabalhamos preventivamente por meio de palestras e orientações em cartilhas e redes sociais”.

Muitos casos atendidos pelo Corpo de Bombeiros acontecem geralmente em ambiente doméstico. Por este motivo, é necessário muito cuidado ao acender churrasqueiras e com panelas no fogão, principalmente ao realizar frituras. Para quem tem criança em casa, a dica é simples, mas muito útil: ao cozinhar, os cabos das panelas devem estar virados para dentro do fogão, evitando que líquidos quentes caiam sobre quem está próximo do fogão, principalmente crianças. Um alerta para as mamães é nunca cozinhar com a criança no colo e deixar o carrinho do bebê longe do fogão.

Em entrevista ao MaracajuSpeed o Soldado do Corpo de Bombeiros de Maracaju Alexandre Carneiro Farias (27) afirmou que em caso de acidente como o que ocorreu na noite da segunda-feira na Vila Juquita, ao qual o mesmo compunha a guarnição que atendeu a vítima, é extremamente importante não retirar o tecido aderido à pele atingida pelas chamas, não furar bolhas e não utilizar substâncias caseiras para curar a ferida. “Esses cuidados evitam a contaminação. Depois desses primeiros cuidados, a conduta é acionar o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193 e informar a situação da vítima”, alerta. No site da corporação, há um espaço dedicado às dicas de prevenção a diversos acidentes, além das informações aos níveis das queimaduras.

Fogos de Artifício

Em continuidade o Soldado Alexandre Carneiro Farias (27) relatou que nesta época do ano quando a utilização de fogos de artifício é maior por causa das festas juninas, todo o cuidado é pouco ao manuseá-los, sendo que na maioria das vezes, o acidente acontece com pessoas que normalmente não sabem manusear os fogos de artifícios, e não seguem as orientações do fabricante e muitas vezes estão alcoolizadas. A maioria das vítimas é adulta e do sexo masculino, e tem lesões de mão e, em alguns casos, de olhos e boca. Existem situações em que a vítima perde dedos, a mão e até casos de cegueira.

Nos casos de acidente com fogos de artifício, deve-se envolver a área afetada com um pano limpo para conter o sangramento e jamais colocar qualquer tipo de produto. Caso haja lesão da mão ou dos dedos, a recomendação é elevar o braço para diminuir a hemorragia até que vítima seja encaminhada para atendimento médico.

Explicou que os fogos de artifício precisam estarem devidamente regularizado e qualificado para atender ás normas do Exército Brasileiro e do INMETRO.

Dicas do Soldado do Corpo de Bombeiros

. Se a queimadura for provocada por água quente, resfrie a área queimada com água gelada ou água corrente. Envolva a área com um pano limpo e procure atendimento médico. Se a queimadura for provocada por álcool ou gasolina, apague a chama usando um pano úmido, e adote os mesmos procedimentos. Caso a queimadura tenha sido provocada por substâncias químicas como ácidos é recomendável lavar bastante o local para retirar todo o produto.

. Nas queimaduras provocadas por corrente elétrica é preciso desligar a chave elétrica ou afastar a fonte de energia (fio elétrico) com um material isolante (pedaço de madeira), antes de prestar o socorro à vítima.