Bombeiros alertam para riscos dos fogos de artifício
Foguetórios podem causar queimaduras e incêndios, se não forem utilizados corretamente.

Meio do ano, festas juninas e foguetório. Tudo bem se os rojões forem utilizados de maneira correta e segura para evitar acidentes e mortes. A orientação é do comando do 2º Grupamento de Bombeiros Militar de Dourados, neste Dia Nacional contra as Queimaduras.

Entre as vítimas iminentes, estão pessoas na linha dos fogos e que, via de regra, sofrem queimadas graves. Em entrevista esta manhã ao Douradosagora, o Capitão Edimar Santos Gonçalves, chefe da B5 do 2° GBM, explica que o vendedor de fogos de artifício precisa estar devidamente regularizado e qualificado para atender ás normas do Exército Brasileiro.

Além do dano físico, há prejuízos ao sistema de distribuição da rede elétrica e incêndios em geral que aumentam em até 30% nesta época do ano. "De incêndios de grandes proporções em áreas urbanas a queimadas em áreas verdes de difícil combate, o fogo acaba provocando prejuízos incalculáveis às pessoas e também ao meio ambiente, à natureza", diz em nota remetida ao Douradosgora, o biólogo Giuseppe Puorto, membro do CRBio-01 Conselho Regional de Biologia – 1ª Região que compreende o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e São Paulo.

De acordo com o biólogo, as queimadas destroem a fauna e a flora nativas, causam empobrecimento do solo e reduzem a penetração de água no subsolo, entre outros danos ao meio ambiente. "Além da destruição que o incêndio provoca de imediato, o local atingido pelo fogo acaba sofrendo com outras sérias consequências. O desaparecimento de determinadas espécies, animal ou vegetal, pode acabar desencadeando outros problemas, ameaçando seriamente a nossa biodiversidade", alerta Puorto.

O Capitão Edimar Santos Gonçalves orienta que, em caso de acidente em que a vítima sofra queimaduras, deve-se lavar o local com água fria e limpa, mantendo um pano úmido.

"Evite passar qualquer produto diretamente na queimadura. A recomendação é manter a vítima calma e solicitar os bombeiros, através do 193", disse o Capitão ao Douradosagora.
Bombeiros alertam que...

Deixar caixas de fósforos e/ou isqueiros ao alcance das crianças é uma imprudência. A atração que o fogo exerce sobre elas pode ter consequências extremamente danosas;

Os fogos de artifício encantam a todos nesta época do ano, eles. dão graça às festas e às comemorações, mas a manipulação inadequada pode provocar graves acidentes;

Os fogos e artifícios são identificados por classes: as bombinhas, por exemplo, que se enquadram na Classe A, possuem até 0,020 quilogramas de pólvoras, e podem ser utilizadas por crianças acima dos 12 anos, acompanhadas pela supervisão de um maior, conforme norma do Ministério do Exército, R 105.

Deve estar na embalagem à identificação:

Classe A (Infantil) - Pode ser vendidos a menores e sua queima é livre (recomendável assistência de adultos);

Classe B (Juvenil) - Pode ser vendida a menores, mas a sua queima é proibida em terraços, portas ou janelas que tenham proximidade com vias públicas (também sob a assistência de adultos);

Classe C (Adulto) - Venda proibida a menor de 18 anos;

Classe D (Profissionais) - Venda proibida a menor de 18 anos em qualquer hipótese. Só pode ser queimado com licença prévia da autoridade competente.
Para que os festejos não se transformem em tragédia, atente para algumas dicas de segurança:

• Evite a compra de fogos de artifícios em estabelecimentos clandestinos. Opte sempre por lojas autorizadas, observe a origem dos fogos de artifícios e não use materiais de fabricação caseira; • Nunca armazene fogos em casa; • Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem você certamente será atingido. • Leia as instruções de uso no rótulo da embalagem e tenha cuidado ao segurar os fogos; • Use fogos em locais abertos e ventilados, evite soltar fogos em lugares fechados; • Ao soltar fogos mantenha distância das outras pessoas e da direção da fiação elétrica; • Procure usar alguma haste para alongar o rojão evitando contato direto com a mão; • Nunca tente reutilizar bombinha ou os fogos que tenham falhado; • Pessoas que ingeriram bebidas alcoólicas devem evitar soltar fogos e artifícios; • Não faça experiências. Não modifique ou tente fazer seus próprios fogos ou Bombinhas.