Presidente está de férias em Santa Catarina e virou alvo de críticas pelos posts se divertindo em meio ao caos na Bahia.

Bolsonaro visita pizzaria em meio a polêmica sobre ajuda à Bahia
Jair Bolsonaro está de férias em Santa Catarina. / Foto: Dieter Gross/Ishoot/Estadão Conteúdo/ Reprodução UOL

De férias em Santa Catarina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi comer pizza e provocou aglomeração em uma pizzaria de São Francisco do Sul, nessa quarta-feira (29). Sem medo de ser feliz, Bolsonaro vem sendo alvo de críticas pelos momentos de diversão no litoral em meio ao caos na Bahia provocado pelas chuvas.

Conforme o UOL, o presidente foi até a pizzaria no mesmo dia em que surgiu a notícia de que o governo federal recusou a ajuda humanitária oferecida pela Argentina às vítimas das chuvas na Bahia.

Na quarta-feira, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), chegou a agradecer pelas redes sociais a oferta de ajuda pela Argentina. O país vizinho se dispôs a enviar ao Brasil dez profissionais especializados nas áreas de saneamento, logística e apoio psicossocial. O governo brasileiro, no entanto, dispensou o auxílio. 

Hoje de manhã, Bolsonaro usou o Twitter para explicar os motivos da recusa. Segundo o presidente, as Forças Armadas já estão prestando a assistência oferecida pela Argentina. "Por essa razão, a avaliação foi de que a ajuda argentina não seria necessária naquele momento, mas poderá ser acionada oportunamente, em caso de agravamento das condições", disse. 

Bolsonaro está de férias em Santa Catarina desde 27 de dezembro. Nos últimos dias, ele vem sofrendo críticas por permanecer no estado, de folga. Ele já apareceu em vídeos andando de moto aquática e abraçando apoiadores na praia.

As chuvas que atingem a Bahia desde o início do mês já deixaram 24 pessoas mortas e 434 feridas. A previsão do tempo é de mais chuvas na região para os próximos dias. O total de afetados é de cerca de 630 mil pessoas, segundo dados divulgados na tarde de quarta-feira (29) pela Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia). Há 37.324 pessoas desabrigadas e 53.934 desalojadas.