Perfis estão gerando conteúdo quanto aos pré-candidatos à presidência em 2022.

Bolsonaro restabelece distância e lidera nas redes sociais, diz FGV
Monitoramento analisa atividade nas redes sociais. / Foto: Evaristo Sá - AFP

A distância no volume de interações de Jair Bolsonaro (PL), perdida ao longo dos anos, foi restabelecida, conforme mostra o monitoramento da diretoria de análise de políticas públicas da FGV.

De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, os bolsonaristas controlam cerca de 30,65% dos perfis, gerando 53,82% das interações no período analisado.

Quanto a Lula (PT), os conteúdos estão em 30,28% dos perfis, que geram 24,4% das interações. Na sequência aparecem Sergio Moro (Podemos) e João Dória (PSDB), com 6,13% dos perfis.

Os demais perfis, que correspondem a 14,84%, são heterogeneos, e veiculam memes e outras informações que viralizaram na internet em tom de brincadeira ou ironia, geralmente em tom crítico ao governo federal.

No grupo bolsonarista, o principal foco de debate no período foi a liberação do aborto até o 6º mês de gestação na Colômbia, com críticas à esquerda por supostamente apoiar tal liberação e desprezar preceitos religiosos.

Entre petistas, o tema de discussão preferencial foi a guerra na Ucrânia, com críticas ao ataque da Rússia. Além disso, obras realizadas pelo PT no Nordeste no passado e a possibilidade de que Geraldo Alckmin seja vice de Lula na campanha presidencial também foram bastante debatidas.