Durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro prometeu que, se eleito, teria "no máximo" 15 ministérios, mas começou o governo com 22 ministros e hoje tem 23 pastas.

Bolsonaro fala em recriar três ministérios caso seja reeleito
Bolsonaro fala em recriar três ministérios caso seja reeleito. / Foto: FÁBIO RODRIGUES POZZEBOM/AGÊNCIA BRASIL

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), afirmou nesta segunda-feira (6) que poderá recriar três ministérios se for reeleito em outubro. Durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro prometeu que, se eleito, teria "no máximo" 15 ministérios, mas começou o governo com 22 ministros e hoje tem 23 pastas. 

Ao falar sobre a possibilidade de ampliar o número de ministérios, Bolsonaro citou as pastas da Pesca, da Indústria e Comércio e da Segurança Pública. Essa última é uma demanda dos policiais, que criticam o governo pela fusão da Segurança Pública com o Ministério da Justiça.

"Esse ministério [da Segurança Pública] foi estudado. Pela extensão do Brasil, eu acho que é positivo o restabelecimento. Não só desse como alguns outros ministérios que não haja dúvida, como Indústria e Comércio, por exemplo. Até a questão da Pesca pode ser estudada. Eu confesso que quando assumi não sabia a extensão da Pesca", afirmou.

Questionado se poderia ampliar os ministérios no momento, o chefe do Executivo explicou que não, por não haver margem. Bolsonaro frisou que havia criado com "muita dificuldade" o Ministério das Comunicações, atualmente comandado por Fábio Faria. Ele também afirmou que, se reeleito, vai manter o ministro da Economia, Paulo Guedes, no governo.

"Então, [o que] nós pretendemos é, em havendo uma reeleição, né, dividir melhor os ministérios, criar no máximo mais três, para que possamos melhor administrar o nosso país. Digo, pela extensão do Brasil se justifica fazer isso daí", afirmou.

As falas ocorreram em entrevista à Band, transmitida no canal do presidente.