Entenda por que o complexo trocou jacarés mais velhos por filhotes

Bioparque esclarece se jacarés ficaram agressivos e partiram para cima de tratadores em Campo Grande
Entenda por que o complexo trocou jacarés mais velhos por filhotes / Foto:  Reprodução/Divulgação

O instinto falou mais alto? Após três exemplares morrerem, os demais jacarés sobreviventes no Bioparque Pantanal foram trocados por animais mais novos. Os répteis, que estavam no complexo desde a inauguração, em março de 2022, foram retirados do recinto que leva o nome de “Almir Sater” e o plantel foi totalmente renovado pela administração do empreendimento, em Campo Grande (MS).

Conforme informações extraoficiais, o maior aquário de água doce do mundo teria realizado a troca após os jacarés ficarem reativos. Seguindo seus instintos, os animais teriam se tornado agressivos e até partido para cima dos tratadores na hora da alimentação, totalmente carnívora.

Ao Jornal Midiamax, o Bioparque confirma a troca de plantel, mas nega que os jacarés tenham ficado violentos. De acordo com o complexo, os animais juvenis que assumiram o recinto foram adquiridos com o objetivo de permitir o acompanhamento do desenvolvimento e do comportamento reprodutivo em ambiente controlado.

“Essa ação contribui para o aprimoramento de nossos protocolos estratégicos de manejo e conservação”, afirma o empreendimento de fauna.

Enquanto os novatos ocupam o espaço e crescem no local, os animais retirados do plantel teriam sido enviados para uma reserva.

“Reforçamos que não houve nenhum registro de acidentes com colaboradores durante o manejo desses animais. Contamos com protocolos rigorosos de segurança, elaborados e seguidos à risca, com o intuito de garantir o bem-estar tanto das equipes quanto dos animais”, garante o Bioparque.

O que comem os jacarés do Bioparque?
Carnívoros, os jacarés recebem comida “de luxo” no complexo e se alimentam melhor que muita gente. Por lá, os animais são tratados três vezes por semana com uma dieta balanceada, composta por fontes variadas de proteína.

Entre os principais itens do cardápio desses animais estão carne bovina, peito de frango, coxa e sobrecoxa, peixes e almôndegas formuladas pela equipe de nutrição do Bioparque.