As informações disponíveis no aplicativo do Bolsa Família são as mesmas que o cidadão encontra no extrato de pagamento, porém, com a vantagem de poder acessá-las a qualquer hora.

Beneficiário do Bolsa Família pode acessar informações pelo celular
/ Foto: Rafael Zart/ MDS

Facilitar o acesso à informação pelo celular para os beneficiários do Bolsa Família. Essa é a proposta do aplicativo do programa, disponível de forma gratuita, em que o cidadão pode acompanhar o calendário de pagamento, a situação do benefício, entre outros itens.

As informações disponíveis no aplicativo do Bolsa Família são as mesmas que o cidadão encontra no extrato de pagamento, porém, com a vantagem de poder acessá-las a qualquer hora.

"A pessoa pode consultar, por exemplo, a parcela do benefício antes mesmo de conseguir sacar.

Verificar se está liberado, se há alguma pendência, conferir os pagamentos feitos nos meses anteriores e o calendário com as próximas datas", comenta a diretora de Benefícios da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc), Caroline Paranayba.

A ferramenta é de responsabilidade da Caixa e foi desenvolvida em conjunto com a equipe do Bolsa Família do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Caroline Paranayba explica que, ao usar o aplicativo, o beneficiário pode conferir quando o dinheiro será liberado.

"O pagamento é feito de forma escalonada, de acordo com o Número de Identificação Social (NIS), por isso, é importante que o beneficiário consulte antes a disponibilidade do saque para que a família não se desloque até uma agência da Caixa e não consiga resgatar o valor".

Veja abaixo o passo a passo para instalar e utilizar o aplicativo:
Procure o ícone da loja de aplicativos do seu celular.

Na busca, digite Bolsa Família CAIXA.

Toque no ícone amarelo com o nome Bolsa Família.

Toque em instalar e aguarde.

Toque em abrir e depois informe o NIS.