Um pedido anterior sobre o assunto havia sido feito junto ao Ibama

Barragens de mineradoras em MS não poderão ser ampliadas

Barragens de mineração em Mato Grosso do Sul não poderão ser ampliadas. Um pedido de expansão havia sido feito em ocasião anterior junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), mas, não será autorizado. A informação foi divulgada, na manhã desta segunda-feira (11), durante audiência pública sobre o assunto realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Na reunião, os deputados estaduais foram informados sobre a situação em que as barragens das mineradoras se encontram. Há um total de 21 barragens no Estado, 12 de Vetorial Mineração e nove da Mineração Corumbá, que são da Vale.

O diretor do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul),  Ricardo Eboli Gonçalves Ferreira, quem detalhou o estado das barragens no estado. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck complementou que, não existe nível de risco para a população.

“A cidade de Corumbá não seria atingida [ em caso de rompimento de barragens], mas existe alto potencial de dano em que 12 famílias ribeirinhas seriam afetadas”, declarou. Ainda segundo ele, não existe risco iminente de rompimento”.

O alto potencial de dano, caso acontecesse o rompimento, seria de 8 a 10 quilômetros de distância da barragem.

Após as fiscalizações que ocorreram nas barragens em Corumbá, as mineradoras foram obrigadas a esvaziar o local. Não é permitido ter refeitórios e outras atividades nas proximidades das barragens “fica proibido qualquer tipo de extravasamento a jusante. Qualquer tipo de atividade. Tem viveiro na Vale e ele tem que ser retirado agora” disse o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.

Ele reforçou a proibição de qualquer tipo de estrutura da empresa próximo as barragens, como era no caso do refeitório de Brumadinho.

As mineradoras com barragens em Mato Grosso do Sul têm até o dia 30 de março para apresentar relatório sobre as mudanças.

BRUMADINHO

A tragédia em Brumadinho (MG) ocorreu no dia 25 de janeiro, quando  funcionários da Vale almoçavam. A barragem se rompeu e transformou a região da Mina Córrego do Feijão em um mar de lama. As buscas por desaparecidos continuam. Mais de 300 pessoas foram atingidas diretamente, e cerca de 190 corpos localizados.