O crime aconteceu em agosto de 2016.

O julgamento aconteceu em Dourados. / Foto: Divulgação

Cleberton Franco da Silva, vulgo “Barcelona” foi condenado a 22 anos, 4 meses e 20 dias de reclusão em regime fechado, por tentativa de homicídio contra um agente penitenciário estadual, e por integrar organização criminosa. 

O julgamento aconteceu em Dourados.  O crime aconteceu em agosto de 2016 em Naviraí e, na ocasião, o agente penitenciário sofreu disparos de armas de fogos, causando-lhe vários ferimentos que ocasionaram traumatismo raquimedular, com lesão de vértebra dorsal e consequente paraplegia permanente.

Conforme o site Ta Na Mídia Naviraí,  Cleberton foi o último réu a ser julgado pelo crime praticado contra o agente público estadual. 

Em setembro de 2021, os outros quatro participantes do delito foram sentenciados a penas que, juntas, somaram 44 anos de prisão. Neste júri, o Promotor de Justiça Luiz Eduardo de Souza Sant'Anna Pinheiro postulou pela condenação do réu por ter concorrido para a prática do crime de tentativa de homicídio qualificado pela emboscada e por ter sido cometido contra o agente do sistema prisional, em decorrência da função, em concurso de outras pessoas. 

Também requereu a condenação pela prática do crime de integrar organização criminosa, com a causa de aumento de emprego de arma de fogo na atuação da organização criminosa, em concurso material com o crime de tentativa de homicídio.