Uma barcaça de um comboio de uma empresa paraguaia que estava carregada com minério de ferro e que seguia para o porto de San Nicolas, na Argentina, afundou parcialmente no rio Paraguai, a cerca de 180 quilômetros das cidades de Corumbá e Ladário, na região do Pantanal em Mato Grosso do Sul. A informação foi divulgada na noite deste domingo (19), pelo comando do 6º Distrito Naval da Marinha.

Segundo a Marinha, por volta das 12h (de MS) deste domingo, a Capitania Fluvial do Pantanal foi informada pelo representante da empresa do acidente. Prontamente, o Distrito Naval enviou uma aeronave ao local para verificar possíveis danos ao meio ambiente, bem como um possível prejuízo à segurança da navegação. Inicialmente, não foram constatados danos.

Conforme o 6º Distrito Naval, foi instaurado um inquérito administrativo que terá o prazo de 90 dias para apurar as possíveis causas e responsabilidade do acidente. Nesta segunda-feira (20), o responsável pela empresa deverá comparecer a capitania já para prestar esclarecimentos sobre o caso. Além disso, a empresa também será acionada para fazer a retirada da barcaça do local.

Ainda de acordo com o Distrito Naval, o local onde a barcaça afundou já está sinalizado e foi feita uma comunicação as embarcações que navegam pelo local alertando sobre a situação. No entanto, a navegação no trecho do acidente inicialmente não foi afetada.