CAF pretende custear projeto que prevê nova concessão da ferrovia que corta MS de leste a oeste, hoje praticamente sucateada.

Banco de Desenvolvimento vai financiar projeto para relicitação da ferrovia Malha Oeste

A CAF (Corporación Andina de Fomento, o Banco de Desenvolvimento da América Latina) vai custear a elaboração do projeto para relicitação da ferrovia Malha Oeste, que abrange o trecho que vai de Corumbá à região de Sorocaba (SP) e que teve a qualificação recomendada no PPI (Programa de Parceria de Investimentos), do Governo Federal, em dezembro.

A operação financeira foi aprovada recentemente, totalizando US$ 3 milhões. Conforme o secretário estadual Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o Governo do Estado já oferece informações como volume de carga transportado na malha ferroviária para traçar sua viabilidade.

A Malha Oeste –inicialmente NOB (Noroeste do Brasil) e, depois, assumida pela falida RFFSA (Rede Ferroviária Federal)– já passou por diferentes empresas depois de um processo de privatização que não resultou na sua plena recuperação.