Em negociação com os banqueiros desde o dia 11 de agosto, quando o Comando Nacional dos Bancários entregou oficialmente a pauta de reivindicações da categoria a Fenaban e, após 5 rodadas de negociações sem nenhum avanço em relação a emprego, saúde e segurança, além de uma proposta de apenas 5,5% de reajuste, ante a uma inflação do período de 9,88%, o que representa perdas de 4%, a greve dos bancários se torna iminente e deve acontecer a partir do dia 6 de outubro em todo o país.
 
A proposta rebaixada dos banqueiros, que na prática significa redução salarial, foi apresentada na quinta rodada de negociação, na sexta-feira 25/09. Um setor que ganha tanto querer impor perdas aos seus funcionários é um absurdo! O lucro líquido dos cinco maiores bancos atuantes no Brasil (Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Itaú e Santander), nos seis primeiros meses deste ano, atingiu a marca de R$ 36,3 bilhões, um crescimento de 27,3% na comparação com o primeiro semestre de 2014. A proposta da Fenaban significa chegar à próxima campanha, em 2016, com toda a inflação de um ano mais as perdas de 4% nos salários e demais verbas dos bancários.
 
Clientes, também são explorados
 
Os bancos em atividade no Brasil não poupam ninguém na busca pelo lucro. Os consumidores do país são os mais explorados da América Latina, segundo pesquisa da Proteste. Os juros do rotativo do cartão de crédito, em 403,5% ao ano, são os mais altos entre as nações pesquisadas da AL. A diferença é gritante, para se ter ideia, a Colômbia, no segundo lugar na lista, tem taxa de 62,51% ao ano, já o Chile, com a taxa mais baixa da América Latina, 25,74% ao ano.
 
As tarifas também sobem mais do que a inflação e os bancos aumentam as taxas de forma exagerada e na maioria das vezes sem aviso prévio. Nos últimos três anos, os valores cobrados pelos oito maiores bancos do país subiram até 169%. O índice é 8,6 vezes maior do que a inflação em idêntico período. Os dados também são da Proteste.
 
Assembleia na quinta-feira vai decidir os rumos do movimento
 
Nesta quinta-feira (1º/10) os bancários de todo o país realizam assembleias para avaliar a contraproposta apresentada pela Fenaban. A orientação do Comando Nacional da categoria é pela rejeição da mesma e aprovação de greve por tempo indeterminado a partir da 00h00 do dia 06 de outubro. Em Dourados a assembleia acontece às 18h na sede do Sindicato à Rua Olinda Pires de Almeida, 2450, no Bairro Cidade Áurea.