As ações são frutos dos trabalhos diários de prevenção realizadas nas praças, parques, prédios, logradouros públicos, assim como no atendimento à população e nos apoios as forças policiais da cidade.

Balanço aponta quase 300 foragidos presos em Dourados no ano de 2023
Ao todo, foram apreendidas 294 pessoas. / Foto: Divulgação GMD

A Guarda Municipal de Dourados (GMD) prendeu 294 foragidos da justiça em 2023. As ações são frutos dos trabalhos diários de prevenção realizadas nas praças, parques, prédios, logradouros públicos, assim como no atendimento à população e nos apoios as forças policiais da cidade.

De acordo com dados da GMD, foram cumpridos 201 mandados de prisões, 17 mandados de busca e apreensão e 76 capturados evadidos do sistema prisional. 

Segundo a Diretoria de Operações, criminosos que estavam soltos e continuavam praticando crimes nas ruas foram presos, proporcionando mais segurança à cidade, assim contribuindo com as ações das forças policiais.

A Guarda Municipal também adquiriu novos computadores, novas viaturas, reestruturou a CECOM (Centro de Comunicação e Monitoramento) que recebem as ligações dos telefones 153 e 199. 

Além disso, em parcerias com o Ministério Público Estadual e setor privado instalou câmeras de monitoramento nas principais praças públicas; firmou convênio com o Ministério da Justiça, implantando o SINESP – CAD, que gerencia o atendimento da instituição com georeferenciamento e renovou convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sejusp) utilizando o sistema de consulta policial nas ações realizadas.