Aumento no abate de vaca gorda vai provocar no futuro redução na oferta de bezerros em MS.

Baixo consumo e desmotivação do setor causam quedas de preços na pecuária
Vacada em invernada em fase de terminação; aumento no abate de fêmeas vai causar menor oferta de bezerros no futuro. / Foto: Arquivo/Embrapa

A queda no valor da arroba do boi e da vaca gorda em Mato Grosso do Sul, ao longo de 2022, entre 20% e 23%, conforme demonstrado pela coluna, evidencia o fenômeno do "ciclo da pecuária", que são fases em que o mercado se comporta de acordo com a oferta e procura de animais.

Para o pecuarista Jorge Tupirajá, de Campo Grande (MS), que trabalha com recria e engorda, quem tem boi gordo negocia diferente. "E o grande o plantel de animais machos prontos para o abate está hoje nas mãos de invernistas", explica ele. Nesse atual contexto da atividade (e considerando o ciclo da pecuária) acontece uma maior oferta de vaca gorda, pressionando o preço do boi. "Quem tem vaca gorda pronta para o abate está vendendo", afirma Tupirajá.

Segundo o criador, a indústria hoje está bem abastecida, trabalhando com escalas longas, de até 30 dias, algo que não se via há muito tempo. Embora haja uma retração no preço da arroba do boi gordo e da vaca, esse recuo de preços não é repassado para o mercado varejista. "Há uma forte queda no consumo da carne e o pecuarista está trabalhando desmotivado, com margens de lucro bem apertadas", avalia.

Nesse momento, segundo o pecuarista, onde há uma forte oferta de vaca gorda indo para o abate, seguramente num futuro próximo irá faltar bezerros no mercado. "Hoje há grande oferta de animais para reposição, e o preço do bezerro está bem abaixo do ofertado no ano passado". Matéria publicada aqui pela coluna mostra que 2022 fechou com queda de 16,6% no preço do bezerro (macho nelore e de 12 meses), justamente pela retenção de matrizes pelos pecuaristas.

O tal ciclo pecuário

Segundo blog do portal Rehagro, reproduzido pela Pecuária BR, empresa sul-mato-grossense de consultoria voltada para o mercado do boi, o ciclo pecuário é um fenômeno caracterizado por flutuações nos preços do gado e da carne, com períodos de baixa e alta, que se repetem de tempos em tempos (veja quadro nessa página).

Essa volatilidade é causada pela natureza da pecuária de corte, atividade de ciclo longo em que a produção responde muito lentamente a estímulos externos, como os preços recebidos, por exemplo.

Assim, quando a oferta de gado mais gordo aumenta, os preços caem e outras categorias (gado magro e bezerros por exemplo) também se desvalorizam. Sob pressão econômica, os criadores venderam mais vacas para abate. O abate de fêmeas aumenta a oferta de carne e os preços caem ainda mais.