Artista leva trecho de seu espetáculo inédito e a força da dança sul-mato-grossense

A artista da dança Maria Fernanda Figueiró, de Campo Grande, foi uma das dez jovens selecionadas para participar da´21a Bienal da Dança de Lyon´, na França, considerada um dos mais importantes eventos do gênero no mundo, que acontece até 28 de setembro.
A seleção foi feita pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), a qual contemplou a jovem pela Bolsa Funarte 2025 – Temporada Cultural Brasil-França.
Cada um dos dez contemplados pelo edital representa uma região do país. Figueiró, que atua há mais de duas décadas na dança, será a responsável por levar a produção sul-mato-grossense ao evento francês. Em Lyon, a artista irá apresentar um trecho do seu mais novo espetáculo
“Quem a mim nomeou o mundo?”, que está previsto para estrear na capital em outubro deste ano. A direção da obra é assinada por ela e pela artista Vanessa Macedo (SP).
“Representando a dança sul-mato-grossense levo um pouco da minha trajetória desses anos tendo a dança como uma forma de olhar o mundo, crendo nela como uma ferramenta de transformação”, destaca a jovem.
A Temporada Cultural Brasil-França é promovida pelo Instituto Guimarães Rosa e pelo Institut Français, com sede em Paris, em parceria com as embaixadas de ambos os países. A iniciativa conta ainda com a coordenação dos Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura do Brasil e da França.
Sobre a artista
Maria Fernanda Figueiró (DRT 4445/GO) é psicóloga clínica pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestranda em Psicologia.
Com mais de 20 anos de atuação na dança, desenvolve trabalhos como bailarina, intérprete-criadora, diretora, produtora e gestora cultural.
Desde 2019 integra a Cia do Mato e, desde 2021, a Ginga Companhia de Dança, além de manter criações autorais independentes, como o espetáculo “Quem a mim nomeou o mundo?”, dirigido em parceria com Vanessa Macedo (SP), e “El alma se embarga por lo mucho que sabe”.
É também proprietária de uma produtora, que atua na produção de eventos artísticos com ênfase em dança, e também na gestão e elaboração de projetos culturais, produzindo festivais e atuando também com elaboração, gestão e produção de projetos culturais.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!