Babilônia será campo de batalha para vilãs cruéis e sem pudores
Gloria Pires (Beatriz) e Adriana Esteves (Inês) são as vilãs de Babilônia, a nova novela das nove / Foto: Divulgação

Estreia desta segunda (16) na Globo, Babilônia é uma novela com DNA brasileiro, que explora as desigualdades sociais, a corrupção e a ganância pelo poder. Traz uma vilã pior do que a outra, numa disputa por quem tem menos escrúpulos, personagens defendidas com atuações de arrepiar desde o primeiro capítulo por Adriana Esteves (Inês) e Glória Pires (Beatriz). Sexo e traições completam a história. Para contrapor esse enredo pesado, uma heroína honesta, otimista, inteligente e com sede de justiça, vivida Camila Pitanga (Regina).

As três atrizes serão os pilares da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenez Braga. Um assassinato no primeiro capítulo é o ponto de ligação entre elas. As primeiras cenas mostrarão a vida de cada uma em 2005. Beatriz mata o amante, Cristovão (Val Perré), pai de Regina. Isso faz a vida da mocinha virar um drama. Inês chantageia Beatriz por ter flagrado e filmado a "amiga" de adolescência aos beijos com o amante. Beatriz está noiva de Evandro (Cássio Gabus Mendes), um milionário dono de uma das principais construtoras do país. O crime fará as duas vilãs de Babilônia se tornarem cúmplices.

As duas "amigas e rivais" vão brigar feio nos dois primeiros capítulos. Sem saber que Beatriz está armando uma cilada para ela, Inês pega a arma do crime no meio de uma discussão e aponta para a rival, mas é humilhada. "Isso, mata a piranha que você sempre quis ser. Aproveita para ter um único ato na sua vida que não seja marcado pela mediocridade e irrelevância que todo resto sempre foi", dispara Beatriz. Com isso, as digitais de Inês ficam no revólver que tirou a vida de Cristóvão.

Beatriz é um arquiteta envolvida em um escandâlo em uma obra que desabou no exterior. De volta ao Brasil, ela decide conquistar Evandro, usando o motorista dele para se aproximar do milionário. A arquiteta é uma mulher endinheirada, gananciosa e sensual. "A Beatriz é uma vilã louca e, ao mesmo tempo, adorável. Essa personalidade mutante dela é genial. A personagem é diferente de tudo que já fiz, o que torna esse trabalho mais especial", revela Glória Pires, 42 anos de carreira.

A vilã de Glória Pires é requintada. Ela é capaz de passar por cima de qualquer pessoa para ter poder. Além disso, outra característica da arquiteta que mostrará a atriz em cenas ousadas é o lado ninfomaníaca de Beatriz. Ela vai ter vários amantes, e os personagens de Thiago Martins (Diogo) e André Bankoff (Pedro) estão na lista de conqusitas dela. Viciada em sexo, é o tipo de mulher que parte para cima, que vai para o ataque.