Governo do Estado não atendeu nem com mínimo possível, para atividades dos profissionais de segurança pública.



Ausência de atuação do Governo, leva prefeitura de Maracaju a suprir necessidades básicas das Forças de Segurança
Sala de Vídeo Monitoramento. / Foto: Tudodoms

Diante da ausência do Governo do Estado no atendimento às demandas básicas dos profissionais da segurança pública que atuam em Maracaju, a Prefeitura do município precisou intervir e dar suporte, além de suas responsabilidades, para atendimento das Forças de Segurança que atuam na cidade, formadas pela Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual que atua no Distrito Vista Alegre.

O prefeito Dr. Maurílio Ferreira Azambuja, em reconhecimento aos profissionais e preocupado com a segurança da população maracajuense, auxiliou ativamente por exemplo na reforma e adequação da sede da Polícia Militar. Além disso, a prefeitura fornece alimentação aos policiais, paga moradia para os servidores que são de outras cidades, e colabora no abastecimento das viaturas.

Até mesmo a “Sala Lilás”, uma importante iniciativa que visa a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica, precisou ser implantada pelo Executivo Municipal que, ainda, cede servidores públicos municipais, para atendimento no administrativo das polícias civil, militar e corpo de bombeiros, não havendo assim a necessidade de deslocar efetivo para essa função.

Governo não cumpre obrigação

Além das iniciativas citadas, o prefeito Maurílio implantou um eficiente sistema de videomonitoramento no município, sem apoio de recursos estaduais. Durante o lançamento, ainda no início deste ano, o Tenente-Coronel Juraci Pereira da Paz, o então Comandante da Polícia Militar de Maracaju, falou do trabalho realizado pelo prefeito, Maurílio Azambuja.

“Quando eu cheguei aqui em Maracaju, nós vimos a situação do prédio, presídio abandonado, não era um quartel da Polícia Militar [...] Naquele momento eu pensei o que eu estou fazendo aqui?”, ressaltou o comandante.

“Criamos o Conselho de Segurança de Maracaju, hoje é um dos mais fortes do estado, um conselho que consegue firmar convênio com a prefeitura, como por exemplo um repasse 100 mil reais, até dezembro, para as forças de segurança, utilizar no que for necessário, desde o início do ano, para que as viaturas não parem de rodar”.

É importante ressaltar que a segurança pública, segundo o que é previsto na Constituição Federal, é dever do Estado.

Vídeo do dia do lançamento do Videomonitoramento de Segurança, em março de 2020.

Reveja matéria de assinatura do contrato para instalação das Câmeras de Vídeo Monitoramento em Maracaju...CLIQUE AQUI