O debate está marcado para as 9h (horário de MS), no plenário 7.

Audiência irá discutir a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças renais
O debate está marcado para as 9h (horário de MS), no plenário 7. / Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará/Reprodução

Na próxima terça-feira (23/4), a Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados realiza uma audiência pública para discutir prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças renais.

Segundo a Agência Câmara, a doença renal crônica leva a uma redução da capacidade dos rins de remover toxinas e excesso de água no organismo e pode ser classificada em estágios, conforme a perda renal. Na maior parte do tempo de evolução, o quadro é assintomático, fazendo com que o diagnóstico seja tardio e o paciente precise passar por hemodiálise.

Nas últimas décadas houve um aumento expressivo da doença, que possui alta mortalidade e elevados custos para os sistemas de saúde. E, por ser silenciosa e possuir tratamento complexo, a prevenção é o melhor remédio.

Ainda segundo as informações, prevenir a doença renal crônica está diretamente relacionado a estilos e condições de vida das pessoas. Tratar e controlar os fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares e tabagismo são as principais ações.