A final deste ano será disputada em jogo único.

Atlético-MG e Cruzeiro decidem o Campeonato Mineiro neste sábado
A final deste ano será disputada em jogo único. / Foto: Pedro Souza / Atlético-MG

Se o maior clássico do futebol mineiro, por si só, já é especial, imagina com casa cheia e valendo troféu. Neste clima, Atlético-MG e Cruzeiro entram em campo neste sábado, às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, decidindo o título do Campeonato Mineiro 2022.

A final deste ano será disputada em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, o campeão será definido nos pênaltis. A tecnologia do árbitro de vídeo (VAR) também será utilizada na finalíssima deste sábado.

O Atlético foi a melhor equipe da primeira fase do Campeonato Mineiro e chega para a decisão após vitórias tranquilas contra a Caldense na semifinal (2 a 0 e 3 a 0). Na atual fórmula do Estadual (12 clubes), nunca o Galo chegou para a final com campanha tão boa (87% de aproveitamento). Venceu o Cruzeiro na primeira fase, de virada, nos acréscimos por 2 a 1.

O Cruzeiro, por sua vez, vive o melhor momento desde o seu rebaixamento, no fim de 2019. Comandado por Paulo Pezzolano, a equipe fez um Estadual consistente. Nas semifinais, passou sem sufoco pelo Athletic (vitórias por 2 a 0 e 2 a 1). Busca voltar a vencer a competição após duas temporadas, apoiando-se na mescla de experiência com a juventude da base.

Transmissão: Globo (para MG), com narração de Rogério Corrêa e comentários de Fábio Júnior, Henrique Fernandes e Janette Mara Arcanjo; SporTV e Premiere (para todo o Brasil), com narração de Luiz Carlos Júnior e comentários PVC e Pedrinho.

Atlético-MG – Técnico: Antonio "El Turco" Mohamed
O Galo tem a volta dos seis jogadores que estavam nas seleções - Everson, Arana, Godín, Alonso, Savarino e Vargas. Desses, os brasileiros são titulares absolutos. Há dúvidas na formulação da zaga. Nathan Silva é titular, Godín vinha sendo, Alonso será. Mas, hoje, é bem possível que Réver seja escalado. No ataque, Ademir aspira começar pelo bom rendimento, mas deve ser arma do segundo tempo.

Provável escalação: Everson; Mariano, Nathan Silva, Réver e Guilherme Arana; Allan, Jair, Nacho e Zaracho; Keno e Hulk
Desfalques: Dodô e Echaporã (departamento médico)

Cruzeiro – Técnico: Paulo Pezzolano
Paulo Pezzolano já tem a formação definida desde o meio da semana. Mas faz mistério. Ele tem a volta do artilheiro Edu, poupado no segundo jogo da semifinal. A dúvida é se opta por uma formação com três volantes (Willian Oliveira, Fernando Canesin e Pedro Castro) ou deixar de escalar Pedro Castro e inclui Waguininho no setor ofensivo.

Provável escalação: Rafael Cabral; Rômulo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock e Rafael Santos; Willian Oliveira, Fernando Canesin e João Paulo; Waguininho (Pedro Castro), Vitor Roque e Edu.
Desfalques: Giovanni e Marco Antônio (departamento médico)

Arbitragem

Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Celso Luiz da Silva
VAR: Emerson de Almeida Ferreira
Quarto árbitro: Ricardo Marques Ribeiro