Os cinco primeiros colocados nas categorias elite, indústria e PcD (pessoas com deficiência) ganharam troféus e premiação em dinheiro.

Atletas do Quênia e da Etiópia vencem provas de 15 km da Corrida do Pantanal
Os cinco primeiros colocados nas categorias elite, indústria e PcD (pessoas com deficiência) ganharam troféus e premiação em dinheiro. / Foto: Divulgação

Mais de 15 mil atletas amadores e profissionais participaram neste domingo (9) da Corrida do Pantanal, que foi realizada nas ruas e avenidas de Campo Grande, consolidando-se como  a maior prova de rua do Centro-Oeste.

A prova de 15 quilômetros reuniu cerca de 2 mil corredores, entre brasileiros e estrangeiros. Os cinco primeiros colocados nas categorias elite, indústria e PcD (pessoas com deficiência) ganharam troféus e premiação em dinheiro.

Na categoria elite feminina, a prova foi vencida pela atleta Yadeny Alemayehu Weltej, da Etiópia, com o tempo de 43 minutos e 56 segundos. Já na categoria elite masculina, o queniano Vestus Cheboi Chemjor cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de 46 minutos e 4 segundos. Vestus falou sobre a participação na Corrida do Pantanal.

“Estou feliz, me senti bem sobre a competição. O clima hoje estava bom, não muito ensolarado. Ontem estava bastante quente, mas hoje o clima estava ameno. Foi uma boa corrida”, disse o queniano.

Entre os competidores com deficiência, venceu o corredor Alcides Luiz de Campos, de 63 anos, acompanhado do atleta-guia Altair Ferreira Dias, de 52 anos. Alcides descreveu a sensação de ter cruzado a linha de chegada. “É muito bom conseguir essa vitória na idade que eu estou. É muita alegria. Tomara que repita mais vezes”, contou.

O atleta-guia aproveitou para elogiar a organização da prova. “Queria aproveitar a oportunidade para agradecer a organização por lembrar dos deficientes visuais. Além dele, existem outras pessoas que precisam ser motivadas para praticar esporte”, completou Alcides.

Welliton Luiz Baptista, de 34 anos, venceu na categoria indústria masculina. Ele divide o tempo entre as provas de rua e o trabalho em uma indústria em Ibiporã (PR). Em sua primeira corrida em Campo Grande, Welliton subiu ao topo do pódio. “Achei a prova interessante, principalmente por reconhecer e valorizar o trabalhador. Não é fácil trabalhar e treinar. É um evento sensacional, grandioso e bem organizado, gostei demais. O percurso exige resistência física, e a gente treina para isso. No ano que vem quero estar aqui novamente”, finalizou.
 
Confira os resultados
 
15 km – Elite feminino

1º - Yadeny Alemayehu Weltej (Etiópia) – 43:56
2º - Franciane dos Santos Moura – 44:07
3º - Marcela Cristina Gomez – 44:38
4º - Felismina Vendolahi Tchihanda Cavela – 45:18
5º - Janine Rodrigues de Oliveira – 01:00:31
 
15 km – Elite masculino

1º - Vestus Cheboi Chemjor – 46:04
2º - Wendell Jerônimo Souza – 46:39
3º - Antonio de Souza Dias – 47:08
4º - Gustavo Barros de Souza – 47:32
5º - Gleinson Gilbert de Carvalho – 55:16
 
15 km – PcD

1º - Alcides Luiz de Campos (atleta-guia Altair Ferreira Dias) – 01:20:53
 
15 km – Indústria masculino

1º - Welliton Baptista – 56:52
2º - Marcelo Henrique Rocha – 57:17
3º - Ederson Rodrigo de Jesus Amorim – 58:57
4º - Eneias Teodoro Gomes – 01:01:45
5º - Uander Marcos de Paula e Silva – 01:02:55