Assassino conseguiu fugir após abrir fogo contra vítimas em dois estabelecimentos de Lewiston, no Maine, na noite de quarta-feira (25). Massacre é um dos mais mortais da história dos EUA.

Ataque a tiros deixa 16 mortos e dezenas de feridos nos Estados Unidos
Polícia divulgou foto de possível carro envolvido no ataque nos Estados Unidos. / Foto: Departamento de Polícia de Lewiston

Um ataque a tiros deixou 16 pessoas mortas e dezenas de feridas na cidade norte-americana de Lewiston, no Maine, informou a agência de notícias Associated Press. O incidente aconteceu durante a noite desta quinta-feira (25), segundo a polícia.

O número de vítimas ainda pode mudar. A rede de TV norte-americana NBC disse, inicialmente, que 22 pessoas haviam morrido. Depois, passou a informar que eram de 16 a 20. As autoridades ainda não divulgaram um balanço oficial.

De acordo com o polícia, o atirador abriu fogo contra as vítimas em uma pista de boliche e em um bar. Os dois locais ficam a cerca de 6,5 km de distância um do outro.

O homem já foi identificado e tem 40 anos. Até a última atualização desta reportagem, ele estava foragido. As buscas continuam nesta quinta (26)

Centenas de policiais estão fazendo buscas pelo criminoso, inclusive com o auxílio de helicópteros.

Aulas suspensas, comércio fechado

A polícia e o governo do Maine pediram para que as pessoas procurem locais seguros. Estabelecimentos comerciais e empresas também foram orientados a fecharem as portas. As aulas desta quinta-feira (26) foram suspensas nas escolas públicas de Lewiston.

"Por favor, fique dentro de sua casa com as portas trancadas", publicou a polícia do Maine em uma rede social.

Os policiais também divulgaram a imagem de um carro que teria sido usado no crime. As forças de segurança pediram para que a população faça denúncias que ajudem a encontrar o criminoso.

O presidente Joe Biden foi informado do ataque e ligou para a governadora do Maine, Janet Mills, oferecendo apoio federal nas investigações. Pouco depois, a Divisão de Boston do FBI anunciou que está trabalhando em parceria com os departamentos de polícia locais.

O massacre pode se tornar o sexto mais mortal da história dos EUA, caso o número de 22 mortes seja confirmado, segundo levantamento do instituto Gun Violence Archive. O ataque mais violento aconteceu em Las Vegas, em 2017, quando 58 pessoas foram assassinadas e 441 ficaram feridas.

Desde o início de 2023, 565 tiroteios em massa foram registrados no país, provocando a morte de 595 pessoas. No mesmo período do ano passado, foram registradas 559 ocorrências com 545 mortes.

Estado não exige licença para porte de armas

Com cerca de 38 mil habitantes, Lewiston faz parte do condado de Androscoggin e fica a cerca de 56 km ao norte da maior cidade do estado, Portland.

Maine tem baixos índices de criminalidade. Durante todo o ano de 2022, 29 homicídios foram registrados em todo o estado.

O estado não exige licença para porte de armas, e tem uma cultura de longa data de posse de armas que está ligada às suas tradições de caça e tiro esportivo.