Astronauta que participou de missão no espaço, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, embaixador da FLL (First Lego League) e ex-aluno do Sesi e Senai.

Astronauta Marcos Pontes inspira time de robótica da Escola do Sesi para seguir com pesquisas científicas
Astronauta Marcos Pontes inspira time de robótica da Escola do Sesi para seguir com pesquisas científicas / Foto: FIEMS

Com um currículo desses, os alunos do time oficial de robótica da Escola do Sesi de Campo Grande, o Lego Jedi, aguardavam ansiosos pela oportunidade de conhecer Marcos Pontes durante a SBPC, o maior evento científico da América Latina que, neste ano, foi realizado em Campo Grande (MS).

Para os estudantes, o astronauta é uma inspiração. “Saber que alguém com a trajetória do Marcos Pontes estudou na Escola do Sesi mostra que estamos no caminho certo. Que temos a oportunidade de ter o conhecimento que precisamos para ser alguém na vida”, afirmou Enrico Chaves, um dos integrantes do Lego Jedi.

Aluna do 1º ano do Ensino Médio, Mariana Arfux, que também é do time oficial da escola, afirma que todo o trabalho desenvolvido por ela nas aulas de Robótica e Iniciação Científica até hoje tiveram o astronauta como referência. “Ele é o maior símbolo do Brasil quando se fala em ciência. O primeiro e único astronauta brasileiro a ir para o espaço. E isso é o máximo”, contou.

Ela revela que pensou com cuidado o que perguntaria para Pontes, hoje ministro, diante do forte do esquema de segurança em torno dele. No ano passado – quando a FLL, principal organizadora das competições de robótica estudantil do mundo e que, no Brasil, é realizado pelo Sesi – anunciou o tema da temporada 2018 (“Into Orbit – Você tem o que é preciso para entrar em órbita”), o time de robótica lotou a caixa de e-mails do astronauta e da Agência Espacial Brasileira para tentar entender sobre a experiência no espaço e o trabalho na NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos).

Uma entrevista concedida pelo astronauta à imprensa antes de embarcar na missão espacial foi a grande inspiração do projeto do time elaborado para participação no torneio: um colchonete para melhorar a qualidade de sono durante os dias em órbita. “Acho que conhecemos mais sobre a vida dele do que ele mesmo”, resumiu Enrico Chaves.

O encontro com o ministro reforçou para os alunos que o céu é o limite. Antes de se tornar o primeiro e único astronauta brasileiro a ir para o espaço, Marcos Pontes também fez ensino fundamental na escola do Sesi e curso técnico de Eletricista no Senai. O time Lego Jedi entregou ao ministro um chaveiro contendo o brasão da equipe – e que foi todo elaborado pelos próprios alunos, desde o desenho no TinkerCAD até a impressão, na Impressora 3D educacional disponibilizada pela Escola do Sesi para que os alunos possam desenvolver diferentes protótipos enquanto aprendem.

“Tenho um carinho muito grande pelo Sesi e pelo Senai e por todo o Sistema S. Ali você tem acesso não só a educação, mas a valores que levamos para a vida”, disse Marcos Pontes uma plateia de visitantes da SBPC, ressaltando, ainda, a infância humilde antes de viver entre São Paulo e Houston (EUA), onde trabalhou como engenheiro da NASA.