A aproximação acontece amanhã.

Ilustração da Nasa representa um asteroide no espaço. O chamado 7335 (1989 JA) não é uma ameaça para nós. / Foto: Nasa / Divulgação

Um gigantesco asteroide, de 1,8 km de diâmetro vai passar “relativamente perto” da Terra na próxima sexta-feira (27). Não existe risco de choque com a terra.

De acordo com o site G1, Paul Chodas, diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near Earth Object Studies) da Nasa, destaca que "não há chance alguma de que este asteroide possa impactar a Terra”.

“O sobrevoo de 27 de maio é o mais próximo que este asteroide se aproximará da Terra em pelo menos 2 séculos", explica.

O chamado 7335 (1989 JA) não representa nenhuma ameaça para nós porque, segundo a Nasa, o objeto passará a cerca de 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua, a 4 milhões de quilômetros.

Para os cientistas, essa distância permite classificá-lo como uma Asteroide Potencialmente Perigoso (PHA), mas como explica o astrônomo Pedro Bernardinelli, isso não quer dizer que ele é uma ameaça para gente nem mesmo em futuro próximo.

"A ideia não é assustar, mas chamar atenção ao objeto para observadores", explica o especialista.

Bernardinelli, que foi um dos responsáveis por descobrir o cometa de maior núcleo já avistado pela ciência, disse que essa classificação não deve ser interpretada como algo alarmista pois conhecemos bem a órbita do 7335 e sabemos, de fato, que ele não representa perigo nenhum.