Na noite desta segunda-feira (18), a estrela dupla Sirius, que é o corpo celeste mais brilhante no céu noturno, poderá ser vista em algumas partes da Terra, enquanto um pequeno asteroide passará por ela, tampando seu brilho.

Asteroide eclipsará estrela mais brilhante do céu noturno na América Latina hoje à noite, 18
Eclipse / Foto: AFP

De acordo com pesquisadores, o fenômeno entre a estrela dupla e o asteroide se chama ocultação. O asteroide tampará a luz de Sirius por 1,8 segundo, deixando-a completamente apagada por 0,2 segundo, comunicaram os astrônomos Bill Merline, do Instituto de Pesquisas do Sudoeste (Texas, EUA), e David Dunham, da empresa KinetX Aerospace, em artigo, publicado no site dedicado ao fenômeno.

O eclipse poderá ser visto em partes do sul da Argentina e do Chile, na América Central e no Caribe no fim da noite desta segunda-feira (18).

No site se pode ver também uma série de mapas úteis que mostram o caminho da sombra. Segundo os astrônomos, uma pessoa na posição correta tem um intervalo de tempo muito pequeno para ver a ocultação completa — 1,8 segundo.

De acordo com pesquisadores, Sirius é tão brilhante que é difícil localizar seus movimentos exatos. Merline e Sunham recomendam para quem estiver interessado a acompanhar a passagem do asteroide pela estrela dupla filmar o evento 60 segundos antes e depois do tempo indicado, levando em conta possíveis erros de cálculo.