As matérias que desempatam o Enem
/ Foto: Reprodução

Na competição entre os candidatos do Enem que vão bem em português e matemática, o fiel da balança pode acabar sendo os resultados em educação física, artes, sociologia e filosofia, matérias que aparecem nas provas de ciências humanas e de linguagens. São questões que envolvem conhecimentos específicos, mas principalmente interpretação e bom senso. “Estas matérias não têm o mesmo peso de matemática e português, mas podem fazer toda a diferença na nota final”, explica a professora de filosofia e sociologia Catarina Prates, do Rio de Janeiro.

Como o Enem aposta na interdisciplinaridade e na conexão com temas do cotidiano, as perguntas que envolvem conceitos filosóficos, sociológicos e artísticos podem aparecer em questões que fazem referência a polêmicas nas redes sociais. Nos últimos três exames, assuntos como desigualdade social e racismo foram cobrados a partir da interpretação de memes e posts no Facebook.

Nestas matérias, não basta estudar as apostilas. É preciso ler jornais, estar bem informado, prestar atenção nas aulas e entender a conexão entre os temas e conceitos. “Uma questão de sociologia pode aparecer na prova de geografia e uma de educação física na de matemática. Já aconteceu várias vezes”, alerta Catarina.

A professora aconselha os alunos a aproveitar a reta final até o dia da prova para prestar atenção no noticiário e rever as grandes correntes de pensamento da história da arte, da filosofia e da sociologia. “Isso pode ajudar, inclusive, a fundamentar a redação”.

A seguir, algumas dicas sobre o conteúdo que é cobrado no Enem nas quatro matérias:

Artes

– conhecer e diferenciar o trabalho do renascentista Leonardo da Vinci, do cubista Pablo Picasso e do surrealista Salvador Dali, três artistas citados em todas as provas passadas;

– saber associar obras de arte com o contexto histórico de sua produção;

– caracterizar o modernismo e sua influência no Brasil.

Educação Física

– compreender a prática de esportes como fonte de qualidade de vida;

– saber o que é percentual de gordura e sua importância para a saúde;

– diferenciar conceitos de luta, jogos, brincadeiras e ginástica.

Filosofia

– estudar Platão, Aristóteles e Sócrates, que sempre aparecem nas provas;

– ter boa noção de moral, ética, razão, política e fé;

– associar conceitos filosóficos com a realidade contemporânea.

Sociologia

– entender os conceitos de fato social, política, contrato social, estado de sociedade e ação social;

– conhecer os fundamentos de autores clássicos como Karl Marx, Max Weber e Émile Durkheim;

– associar noções de sociologia com a vida política e social.