Brasileiro é confirmado em entrevista sobre arbitragem ao lado de chefes do departamento. Anúncio sobre o escolhido será feito ainda nesta terça, no Lujniki

Árbitros treinam com simulações antes da Copa; Sandro Meira cotado para abertura

O Brasil só estreia domingo na Copa do Mundo contra a Suíça, em Rostov-on-Don, mas poderá ser um dos protagonistas na abertura do Mundial, domingo: o árbitro Sandro Meira Ricci é um dos cotados pela Fifa para apitar a partida entre Rússia e Arábia Saudita, quinta-feira, quando o torneio terá início no estádio Lujniki. Nesta terça, sete dos 35 juízes treinaram simulações com equipes sub-20 no campo do Lokomotiv em uma atividade aberta para a imprensa.

Sandro Meira foi um dos escolhidos pela Fifa para a simulação e também foi confirmado na coletiva de imprensa sobre arbitragem ainda nesta terça, às 11h (de Brasília). Ao seu lado estarão os dois chefes do departamento da entidade - os ex-árbitros Pierluigi Collina e Massimo Busacca -, além do uzbeque Ravshan Irmatov, outro cotado para ser o juiz da abertura. O terceiro nome na lista de candidatos da Fifa é o argentino Nestor Pitana.

Sandro e Pitana participaram na manhã desta terça de um exercício no estádio do Lokomotiv. Duas equipes sub-20 foram convidadas para uma partida, enquanto sete juízes se revezavam na arbitragem. Em campo, os meninos simulavam situações de jogo para tentar enganar os juízes, que tinham à disposição até a tecnologia de vídeo (VAR) para testar. Irmatov e os outros 27 árbitros fizeram apenas trabalho físico em outro campo, ao lado da arena do atual campeão russo.

A confirmação da lista dos árbitros da primeira rodada será feita antes da coletiva marcada para 11h (de Brasília). O trio brasileiro é formado por Sandro Meira, Marcelo Van Gasse e Emerson de Carvalho. O Brasil conta ainda com um árbitro de vídeo (VAR) na Copa: Wilton Sampaio.