Espécie é natural da caatinga, mas pode ser vista em outros biomas

Arara-azul: extinta há 25 anos, nasce ave brasileira em zoológico da Bélgica
Espécie é natural da caatinga, mas pode ser vista em outros biomas / Foto: Arara-azul filhote- Foto Zoológico Pairi Daiza

No dia 21 de setembro, nasceu no zoológico de Pairi Daiza, na Bélgica, a arara-azul. A ave que inspirou no personagem Blu, do filme Rio (2011) estava extinta há 25 anos. Para os pesquisadores, o nascimento da ave é um “milagre”.

Em comunicado publicado nas redes sociais, o zoológico afirmou que foram fertilizados 100 ovos da ave, e apenas no 101° que nasceu a arara-azul. Segundo os pesquisadores, o filhote é alimentado a cada duas horas.

A ave nasceu com 13 gramas, agora, já está pesando pouco mais de 30 gramas. De acordo com os pesquisadores, o nascimento da ave representa os esforços da paciência da ciência.


 

O zoológico faz parte de um programa internacional liderado pela Fundação Pairi Daiza, Brasil e zoológico de São Paulo.

Ave extinta
A arara-azul foi oficialmente dada como extinta em 2019, pela IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza). Porém, já na década de 1990, pesquisadores tentaram a reprodução induzida da espécie. Na época, o último macho da espécie foi colocado com outras araras-azuis em cativeiro, a tentativa não deu certo, e em 2000 a ave morreu.

As araras-azuis são vítimas de caçadores e colecionadores, o que ocasiona na dificuldade de reprodução da espécie. Por mais que seja possível avistar essas espécies, não é suficiente para garantir a manutenção saudável da espécie na natureza.

A arara-azul é natural da caatinga, embora possa ser vista em outros biomas brasileiros.