Organizado pelos professores doutores Adélia Maria Evangelista Azevedo, Neurivaldo Campos Junior Pedroso e Paulo Eduardo Benites de Moraes.

Aquidauanense lança livro em evento estadual sobre resistência

Foi lançado na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim o livro "Linguística e Literatura: Intersecções e Transgressões (2018)". O lançamento ocorreu durante a programação do 1° Simpósio de Literaturas de Resistência.

Organizado pelos professores doutores Adélia Maria Evangelista Azevedo, Neurivaldo Campos Junior Pedroso e Paulo Eduardo Benites de Moraes, a obra traz importantes discussões de pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais que se unem em rede para refletirem sobre questões de linguística, literatura e outras ciências.

Adélia Maria cursou Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana, e chegou a ministrar aulas na rede municipal de ensino na Prefeitura de Aquidauana. Sua formação inicial foi influenciada, segundo ela, pelo fato de sempre centrar os estudos e vivências numa instituição pública de qualidade com excelentes profissionais e na diversidade das experiências pedagógicas no campo das linguagens com os povos indígenas, as comunidades urbanas e rurais.
 "É preciso defender  os espaços dos saberes oportunidades pelas instituições de ensino superior. Garantir a permanência e a divulgação do conhecimento em prol da formação de profissionais da área de Letras", ressalta. Desde 1999 a professora reside em Jardim (MS) onde atua como professora efetiva na UEMS no curso de Letras.

Sobre o livro, a aquidauanense afirma que "a obra tem por objetivo fortalecer o ensino de Língua Portuguesa, promovendo uma melhoria no desempenho do profissional e na busca de soluções pedagógicas para o ensino da educação básica de Mato Grosso do Sul e demais regiões do país". 

A publicação emerge do contexto de produção intelectual de pesquisadores, discentes e docentes que se unem a partir do Plano Estratégico de fortalecimento do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim, com financiamento via Edital Fundect nº025/2015, UEMS – Apoio à Graduação, centrando esforços e projetando a melhoria na formação do futuro profissional da área com vistas à Pós-Graduação.

O evento

Organizado pela professora Dra Regiane Corrêa de Oliveira Ramos, o 1° Simpósio de Literaturas de Resistência foi realizado nos dias 17 e 18 de junho e contou com a apresentação de palestras e grupos de estudos tanto de professores quanto de acadêmicos do curso de Letras/Inglês e de Geografia da Unidade bem como de convidados como a professora Ingrid Terena da cidade de Bonito.

As falas abordaram as diversas manifestações de resistência das culturas nacionas e internacionais desde o pós-colonialismo até a contemporaneidade tanto na Literatura quanto na Linguagem.

Estiveram presentes no lançamento a autora do pós fácio Profa Drª Rita Pacheco Limber?i e os professores Dr Gilson Vedoin e Drª Sandra Cristina de Souza autores de um dos capítulos.