Aprenda a eliminar cravos sem machucar a pele
/ Foto: Reprodução

Pele oleosa, alimentos gordurosos e distúrbios hormonais são itens causadores dos cravos na pele, em especial no rosto e nas costas, regiões onde há mais incidência de oleosidade.

Além da aparência nem um pouco agradável, os cravos podem ocasionar machucados na pele, provocando marcas desagradáveis. Por isso, muitas pessoas acabam se submetendo à limpeza de pele, pagando caro pelo resultado.   

Porém, de acordo com especialistas, dá para eliminá-los em casa mesmo, bastando apenas seguir alguns truques caseiros de forma correta. Saiba como seguindo as nossas dicas.

Tipos de cravos

Existem dois tipos de cravos: brancos e pretos. De acordo com profissionais, o cravo branco é também chamado de fechados. Como ele fica elevado na pele, sua remoção é mais fácil.

No entanto, especialistas alertam para uma variação dos cravos brancos. Caso você tente removê-lo e perceber que está endurecido, ao invés de um cravo trata-se de um millium. Neste caso, apenas um esteticista está apto a fazer essa remoção devido a cuidados específicos.  

Já o cravo preto é considerado aberto. Tem esse nome porque surge em um poro dilatado da pele, que sofre oxidação após o contato com a poluição, a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando coloração mais escura.

Limpeza da pele

Antes da remoção dos cravos a pele precisa estar limpa e livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem. Quando a higienização é falha, aumenta-se o risco do surgimento de espinhas no local de onde o cravo foi removido.

Isso acontece porque a pele possui bactérias naturais. Assim, quando retirado o cravo, um pequeno espaço fica livre, facilitando a proliferação de bactérias como, por exemplo, a Propionibacterium Acnes, que seria a bactéria que provoca a acne.

Então, para manter a pele do rosto limpa deve-se esfoliar a região de uma a duas vezes por semana. Logo pela manhã e à noite, antes de deitar-se, com o uso de um sabonete facial e tônico. Além disso, não se esquecer de usar protetor solar.    

A face também precisa de hidratação. No entanto, o apropriado é usar produtos específicos para cada tipo de pele. Do contrário, pode prejudicar ainda mais a saúde da pele, aumentando a oleosidade e favorecendo o surgimento dos cravos.   

Dicas

- unhas grandes causam lesões e marcas no rosto. Então, mantenhas em um tamanho que não atrapalhe a remoção dos cravos, favorecendo o surgimento dos machucados. Além disso, o ideal é usar algodão durante o processo de limpeza. Neste caso, envolva chumaços nos dedos que usar para extrair os cravos, pois isso diminuirá a chance das marcas conhecidas como sequelas de acne;

- beba muita água, siga uma alimentação balanceada, controle o estresse e pratique atividades físicas.

Passo a passo

Passo 1: 
comece lavando o rosto com sabonete, dando preferência para os adstringentes, eliminando as sujeira e a oleosidade da pele.  

Passo 2: em seguida, aplique um esfoliante caseiro feito a base de ½ colher (chá) de pó de café + 1 colher de iogurte natural. Misture e aplique no rosto, massageando com movimentos circulares. O produto irá remover as células mortas, deixando a pele macia e hidratada.

Passo 3: agora é hora de tonificar a pele também com uma receita caseira. No liquidificador, bata metade de um copo de soro caseiro com 3 cm de pepinos até que a mistura fique líquida. Em seguida, umedeça um chumaço de algodão nesse tônico e aplique sobre o rosto. Não enxugue.

Passo 4: pegue meio copo de água morna e acrescente 10 gotas de óleo essencial de melaleuca. Umedeça 2 cm de algodões quadrados, posicionando-os sobre o rosto logo em seguida. Deixe agir por 20 minutos.

Passo 5: com a pele já limpa e os cravos amolecidos, retire os algodões da região onde irá remover os cravos. Depois, com as mãos bem lavadas, envolva os dedos indicadores com algodões umedecidos em água. Com o auxílio de um espelho, comece a extrair os cravos. Não use as unhas, apenas as pontas dos dedos.

Passo 6: em caso de espinha, deixe para mexer nela por último. Retire todo o pus, até que a região não esteja mais elevada. Depois, aplique uma gota de óleo de melaleuca em um cotonete e aplique no local da espinha.

Passo 7:  em seguida, aplique novamente o tônico caseiro feito a base de pepino e soro caseiro, removendo possíveis resíduos dos cravos, sem enxaguar.

Passo 8: para acalmar e hidratar a pele, aplique uma colher de iogurte natural no rosto, deixando agir por cerca de 15 minutos. Depois, lave a região com água.   

Passo 9: após a limpeza, jamais saia de casa sem aplicar protetor solar com fator acima de 30 FPS.