Aeronave transportava quase meia tonelada de pasta base de cocaína e foi localizada em fazenda de Porto Murtinho.

Apreensão de avião com drogas gera prejuízo de R$ 23,8 milhões ao tráfico em MS
/ Foto: Polícia Militar

Um avião carregado com quase meia tonelada de pasta base de cocaína foi localizado no último sábado (31) em uma propriedade rural de Porto Murtinho, na região de fronteira de Mato Grosso do Sul. A apreensão resultou em prejuízo estimado de R$ 23,85 milhões ao crime organizado, segundo a Polícia Militar.

A ocorrência teve início após a equipe da Força Tática do 11º Batalhão da Polícia Militar receber informações sobre o pouso suspeito de uma aeronave em uma fazenda do município. Com apoio de equipes da 3ª Companhia da PM de Porto Murtinho, do Batalhão de Policiamento Rural e do Departamento de Operações de Fronteira (DOF), os policiais se deslocaram até o local e localizaram o avião, de prefixo CP-298.

Durante a vistoria, foram encontrados 16 pacotes com substância análoga à pasta base de cocaína. Após a pesagem oficial, o entorpecente totalizou 477 quilos. Também foi apreendido um aparelho de GPS que estava no interior da aeronave.

De acordo com informações repassadas pela Força Aérea Paraguaia, o avião havia sido detectado em espaço aéreo do Paraguai, após sobrevoar a região de Concepción sem autorização. A aeronave, que possuía matrícula boliviana, teria ignorado a tentativa de interceptação e seguido em direção ao Brasil.

Autoridades paraguaias informaram que cerca de nove minutos se passaram entre a detecção pelo radar e a tentativa de abordagem, antes de o avião cruzar ilegalmente a fronteira. O caso foi comunicado à Força Aérea Brasileira e à Força Aérea Boliviana.

O pouso ocorreu nas proximidades do rio Apa. No momento da aterrissagem, o piloto abandonou a aeronave e fugiu. Até o momento, não há informações oficiais sobre a participação de outras pessoas nem sobre o destino final da carga.

Diante dos indícios de tráfico internacional de drogas, a Polícia Militar acionou a Polícia Civil de Porto Murtinho, e a ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal. A apresentação do caso foi indicada para a Delegacia da PF em Ponta Porã. O entorpecente e o GPS foram levados para a PF com apoio do DOF. A aeronave permaneceu na propriedade rural, aguardando as medidas legais para remoção.