No aeroporto é preciso apresentar o comprovante de vacinação antes do embarque.

Após quase 2 anos, fronteira dos EUA reabre para turistas vacinados; veja regras
Já no aeroporto, antes de embarcar, é preciso apresentar o comprovante de vacinação. / Foto: Reprodução

Após 20 meses de restrições devido a normas de segurança em prevenção a Covid-19, nesta segunda-feira (8) os Estados Unidos reabriram as fronteiras do país para turistas vacinados. Mas, algumas regras foram impostas pelo governo norte-americano.

A principal regra é estar totalmente vacinado, para quem não completou o esquema vacinal, não tomou todas as doses devidas, as fronteiras continuam fechadas.

Já no aeroporto, antes de embarcar, é preciso apresentar o comprovante de vacinação. O país mantém a exigência de apresentação de um teste negativo de Covid-19 feito a, pelo menos, três dias antes do embarque.

Quem deve estar vacinado? 

Todos, exceto menores de 18 anos. Contudo, quem está nessa faixa de idade precisa testar negativo para Covid-19 por exame feito com, no máximo, 24 horas antes da viagem.

O pedido de exame feito até um dia antes do embarque inclui o grupo de crianças a partir de dois anos de idade, menores de 18 anos e americanos que não estejam vacinados. Não é necessário fazer quarentena. 

Quais vacinas estão sendo aceitas?

Os Estados Unidos aceita todas as vacinas aprovadas para uso emergencial no Brasil ou pela OMS. A lista inclui a CoronaVac, produzida no Brasil pelo instituto Butantan. Quem tomou doses de diferentes imunizantes também está liberado.

As vacinas aplicadas no Brasil e aceitas nos Estados Unidos são:

Pfizer/BioNTech

Moderna

Oxford/AstraZeneca — produzida no Brasil pela Fiocruz

Janssen (Johnson & Johnson)

SinoPharm

CoronaVac — produzida no Brasil pelo Instituto Butantan