Após polêmica, Paes entrega chaves da Vila Olímpica à Austrália
Eduardo Paes entrega as chaves da Vila Olímpica à chefe da delegação australiana, Kitty Chiller. / Foto: EFE/Marcelo Sayão

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, entregou nesta quarta-feira as chaves da Vila Olímpica à delegação da Austrália, que tinha se negado a entrar nos apartamentos destinados aos atletas devido ao estado ruim das instalações.

Paes pediu "desculpas formais" pelos problemas enfrentados pelos australianos e pela piada que fez no último domingo, quando sugeriu que estava disposto a colocar um canguru em frente ao prédio ocupado pela delegação do país para que eles se sentissem em casa.

A chefe da missão australiana, Kitty Chiller, agradeceu hoje o gesto do prefeito e lhe presenteou com um canguru de pelúcia com luvas de boxe para encerrar de vez a polêmica.

Vários países se queixaram de problemas elétricos, de encanamento, de acabamento e falta de limpeza nos apartamentos construídos para os atletas. Alguns países, inclusive, chegaram a custear as reformas necessárias nos alojamentos.

A Austrália disse que encontrou 200 problemas em seu edifício, no qual ocupa 15 andares, para onde começou a se mudar nesta terça-feira, após a conclusão das reformas necessárias.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos espera que os 31 edifícios da Vila dos Atletas estejam totalmente prontos amanhã.

O prefeito culpou hoje o Comitê Organizador pelos problemas encontrados, ao afirmar que os responsáveis pelos Jogos Olímpicos não fizeram uma supervisão dos apartamentos após eles terem sido entregues pelo consórcio responsável pela obra.

"O que houve foi uma falta de acompanhamento, de gestão por parte do Comitê Rio 2016", disse Paes durante a inauguração de um centro de imprensa.