Desde o começo do ano já foram pelo menos 15 ocorrências e só neste mês morreram duas pessoas.
Depois de mais um acidente envolvendo anta na MS-040, ocorrido na noite deste domingo (21) e que deixou uma pessoa ferida, o governador Eduardo Riedel afirmou na manhã desta segunda-feira que o Estado já implantou mais de 40 quilômetros de telas às margens da pista e fez um apelo para que os condutores reduzam a velocidade na rodovia.
Mas, no acidente da noite passada, no qual um homem de 45 anos sofreu fraturas nas pernas, um dos ocupantes do carro garantiu aos bombeiros que o veículo estava em baixa velocidade. “Foi um livramento. A gente vinha cantando hinos de louvor desde o começo da viagem pedindo a Deus para que a gente não atingisse nenhuma anta”, relatou um homem que saiu ileso da colisão.
O relato deixa claro que o grupo tinha conhecimento do risco da “rodovia das antas” e que estava tomando cuidado, mas mesmo assim a colisão aconteceu. O acidente ocorreu a cerca de 70 quilômetros da Capital, num dos pontos críticos da rodovia.
E com mais este caso, são pelo menos 15 os acidentes com antas desde o começo do ano nesta rodovia, que tem 230 quilômetros e liga Campo Grande a Santa Rita do Pardo. Duas pessoas morreram somente em maio, sendo uma no dia 5 e outra na última quinta-feira, dia 18.
Desde que ela foi pavimentada, há pouco mais de oito anos, ao menos sete pessoas morreram vítimas de colisões com antas. Neste mesmo período, pelo menos 208 antas morreram vítimas de atropelamentos, conforme Patricia Medici, doutora em Manejo de Biodiversidade e coordenadora da Iniciativa Nacional para Conservação da Anta Brasileira (INCAB).
Desde 2016 existe um projeto elaborado por este Instituto sugerindo a instalação de mais 11 passagens subterrâneas na rodovia e instalação de pelo menos cem quilômetros de tela para forçar os animais a passar pelas 39 passagens subterrâneas que já existem.
Na manhã desta segunda-feira, além de garantir que já existem 40 quilômetros de telas, o governador enfatizou que um estudo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), em parceria com instituições de outros estados, já mapeou os trechos mais críticos e que novas passagens subterrâneas serão abertas na rodovia, que será praticamente toda recapeada e receberá novos trechos com telas nas laterai para impedir a travessia de animais silvestres.
E, de acordo com a Agesul, 22 radares estão sendo instalados na MS-040 para forçar os condutores a reduzir a velocidade nos trechos mais críticos. A previsão é de que entrem em funcionamento antes do final de junho.











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