Alunos retomam aulas na próxima segunda-feira e Secretaria de Educação está preparando um plano de ação e recuperação do que foi danificado.

Após morte de menino durante temporal, 4 escolas de Corumbá são vistoriadas
Escolas estão sendo vistoriadas em Corumbá. / Foto: Anderson Gallo/ Diário Corumbaense

Após forte temporal da última terça-feira (12) que atingiu Corumbá, pelo menos nove unidades educacionais, entre escolas e creches da Rede Municipal de Ensino foram vistoriadas por equipes da Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Corumbá. 

Conforme o Diário Corumbaense foram encontradas avarias consideradas não graves, que não vão prejudicar o uso dos prédios. A situação mais relevante é na escola Cássio Leite de Barros, que teve a estrutura da quadra retorcida devido à força dos ventos, que atingiram 96 km/h.

O estudante Matheus Alves de Souza, de sete anos, foi atingido e não resistiu aos ferimentos. Ele foi sepultado na tarde de quarta-feira (13). Em todas as unidades da Reme, as aulas estão suspensas até esta sexta-feira (15).

As escolas municipais já vistoriadas são Luiz Feitosa Rodrigues; Djalma Sampaio; Tilma Fernandes, Caic, Clio Proença e Cassio Leite de Barros, além dos Centros Educacionais Infantis (CMEIs) Maria Benvinda Rabello; Inocência Cambará e Valódia Serra.

Ontem (14), mais quatro unidades foram vistoriadas, informou ao Diário Corumbaense, Adjalme Esnarriaga, que é superintendente de obras e projetos públicos.

“As vistorias seguem até semana que vem, não vão parar. A maioria dos prédios apresenta problema nas telhas, cobertura que foi arrancada pela ação do vento, vidros quebrados, algumas janelas que foram torcidas e o forro, mas nada muito grave. Já na  escola Cássio Leite de Barros, além da estrutura da quadra, a passarela que liga o prédio à área de recreação, também foi afetada", explicou Adjalme.

Em relação à volta dos alunos na segunda-feira (18), o superintendente ressaltou que a Secretaria Municipal de Educação está preparando um plano de ação com base nas vistorias e a recuperação do que foi danificado. “Isso é para caso seja necessário remanejamento de alunos para outras salas até a execução dos serviços”, comentou.

Na zona rural não houve nenhum registro de danos nas escolas rurais.

Unidades de saúde

Ainda segundo o portal, além das escolas e creches, outros prédios públicos foram afetados, entre eles unidades de saúde da cidade, como o Pronto-Socorro, onde uma sala de medicação foi inundada pela água da chuva. O prédio foi inaugurado em dezembro de 2022. 

“No pronto-socorro, ocorreu que o vento 'torceu' a telha e a água entrou na sala de medicação, mas já está resolvido isso, pois a obra está na garantia ainda. Nas outras unidades de saúde, os problemas foram pontuais, nada que interdite os prédios”, concluiu. 

A Prefeitura decretou na quarta-feira (13), Situação de Emergência pelo prazo de 180 dias e cancelou os eventos do aniversário de 245 anos de Corumbá (21 de setembro).